VIII Feira Medieval de Arganil: Rumo ao Desconhecido

VIII Feira Medieval de Arganil

À semelhança do que vem acontecendo nos anos anteriores, o Agrupamento de Escolas de Arganil em estreita parceria com a Câmara Municipal de Arganil, realiza no próximo dia 3 de junho, a VIII Feira Medieval, que decorrerá no centro da vila.

Subordinada ao tema “Feira Medieval – Rumo ao Desconhecido: Notáveis contributos das ciências em prol dos descobrimentos Henriquinos”, esta edição contará mais uma vez, para além do envolvimento de alunos, professores e auxiliares do Agrupamento de Escolas de Arganil, com os comerciantes da vila, através da decoração dos seus estabelecimentos e, com a Companhia de Teatro Viv’arte, na recriação histórica da época.

A participação do Pré-Escolar, Escolas do 1º, 2º e 3º Ciclos, Ensino Secundário de Arganil e demais comunidade educativa, traduzir-se-á na disposição de barraquinhas diversas e figuras emblemáticas que, trajando a rigor, têm preparado diversos quadros típicos de um certame de há muitos anos atrás.

Para além das barraquinhas de artesanato que vão desde peças de madeira, barro ou mesmo através de doçaria, licores, entre outros, apelou-se ao comércio da vila para que também ele tome parte ativa neste certame. Assim e à semelhança de edições anteriores, decorrerá o tradicional Concurso de Montras Medievais, enriquecendo assim o cenário de época que se pretende propagar.

Programa:

2/06 | 5ª Feira
10h30 | Anúncio da Feira medieval em Arganil
21h30 | Anúncio da Feira medieval em Arganil

03/06 | 6ª Feira
10h00 | Abertura do Mercado | Exposição de artefactos bélicos, panejamento e acampamentos castrenses

10h30 | Cortejo Régio | pelas praças e ruas do burgo
11h30 | As danças e bailias no terreiro (alunos da EB1 de SMCortiça & Pomares; Coja & PBBeira; 7º & E. Especial Eb2 Arganil; Trakotumba; Turma de Animação) | Torneio de armas apeado para apuramento da destreza dos moços (Equipa Soldados Escolíadas16)

13h00 | Visita do Meirinho e do Almotacem à Feira | aferição dos pesos e medidas nos tendeiros, almocreves e carroças de bufarinheiros.

14h00 | As danças e bailias no terreiro (alunos da EB1 de Arganil; EB 1 do Sarzedo; 5º/6º/7º Eb2 Arganil; Trakotumba; Turma 12D-curso profissional de Animador Sociocultural)

15h30 | A corrida de Carroças | Teatralização | As danças e bailias no terreiro (Trakotumba; Turma Animação) | Torneio de armas apeado para apuramento da destreza dos moços (Equipa Soldados Escolíadas16)

17h00 | Animação na praça | Saltimbancos, vendedores de banha da cobra e charlatões “atacam” a praça e deixam os fregueses às aranhas com tanta risota.

18h00 | Família Pão Duro deringola por entre a multidão | Rábulas e Personagens.

19h00 | Espetáculo Musical |

20h00 | Comeres e beberes na taberna | teatralização

21h30 | Real Entrega dos Prémios do concurso de montras
22h00 | Vamos para onde? | TEIA