Área Reservada
Município Online
Serviços Autárquicos
Resíduos Recicláveis - Recolha Selectiva
Ecopontos – Os ecopontos são conjuntos de três contentores de cores diferentes (verde, amarelo e azul), que se encontram instalados nos aglomerados populacionais. Denominam-se: Vidrão (verde), Embalão (amarelo) e Papelão (azul) e servem para depositar resíduos valorizáveis para a reciclagem.

Número de Ecopontos no Concelho de Arganil
Actualmente no concelho de Arganil existem, de forma distribuída, 146 contentores para recolha seletiva, repartidos por 73 vidrões, 35 embalões e 38 papelões; 35 dos quais são Ecopontos.
A Câmara Municipal de Arganil, no âmbito do Projecto Arganil, Concelho Mais Limpo distribuiu cerca de 51 Mini-ecopontos.

Quantidades de Resíduos separados no Concelho de Arganil

Em 2011 no Concelho separou-se um total de 314,3 toneladas de resíduos diferenciáveis, repartidos por 170,62 ton de vidro, 44,98 ton de embalagens de plástico e metal e 98,7 ton de cartão e papel, conforme representado no gráfico acima. Este gráfico representa também a evolução da recolha seletiva nos últimos 12 anos.
Responsabilidade pela gestão dos resíduos recicláveis
A Recolha dos resíduos recicláveis (recolha selectiva) no Concelho de Arganil é da responsabilidade da Câmara Municipal e da ERSUC – Empresa de Resíduos Sólidos do Centro, S.A.. A ERSUC é responsável pela recolha e encaminhamento dos resíduos recicláveis para valorização, e efectua a recolha e o transporte dos resíduos para as estações de triagem. Nestes locais, os resíduos são devidamente separados e acondicionados em fardos para posterior valorização. Os fardos são então encaminhados para as empresas de reciclagem, espalhadas no país, de acordo com o tipo de material a reciclar.
A Câmara Municipal em colaboração com as Juntas de Freguesia avalia as necessidades das populações e localização dos Ecopontos nos aglomerados urbanos.
Recolha de Monstros / Monos e REEE (Resíduos Equipamentos Eléctricos e Electónicos)
Os monstros/monos são resíduos domésticos de grandes dimensões (mobílias velhas, colções, etc) e os REEE são resíduos de equipamentos velhos cujo funcionamento adequado depende de correntes eléctricas ou campos electromagnéticos para funcionar correctamente (electrodomésticos, computadores, etc). Dado o seu volume, forma, dimensões e perigosidade, não podem ser recolhidos pelos meios normais.
Para além do efeito visual degradante que provocam, os monstros, são constituídos por produtos de elevado grau de contaminação do meio ambiente.
A recolha de monstros/ Monos e REEE está adstrita à Juntas de Freguesia do Concelho, pelo que deverá contactar a Junta de Freguesia da sua área de residência para que seja efectuada a recolha do resíduo.
- Não abandone os monstros/ monos e REEE na via pública ou em qualquer outro espaço público;
Recolha de Óleo Alimentar Usado
Com o intuito da preservação do Ambiente, a Câmara Municipal de Arganil disponibilizou vasilhames para a recolha do óleo, nas cantinas escolares das escolas EB1 de Arganil, EB1 do Sarzedo EB1 de Pombeiro da Beira e nas 18 Juntas de Freguesia.Estes vasilhames poderão e deverão ser utilizados por qualquer Munícipe que pretenda encaminhar esta tipologia de resíduos.Periodicamente, os óleos alimentares usados que vão sendo acondicionados nos vasilhames, serão recolhidos por ima empresa, com a qual vai ser celebrado um Protocolo de Colaboração. Esta empresa trata-se de um operador licenciado, não só para os serviços de recolha e transporte do óleo alimentar usado, como também para a sua posterior transformação em biodiesel.
Consumíveis Informáticos
Os consumíveis informáticos usados (tinteiros e toners) devem ser entregues nos estabelecimentos que os comercializam.
Medicamentos
As embalagens e medicamentos fora do uso (cartonagem exterior, bula, blister, ampola, bisnaga, frasco, aplicador, colher ou copo de medida) devem ser entregues na farmácia.
Ao encaminhar correctamente estes resíduos está a contribuir para preservação do ambiente, evitando assim, a possibilidade de contaminar a água e solos.
Óleo de Motor
Os óleos de motor são resíduos perigosos, pelo que devem ser mudados em oficinas devidamente licenciadas, para terem um tratamento adequado.




