Acordos de Geminação

Torre de CotillasTorre de Cotillas – 21 Abril de 1995

Las Torres de Cotillas é um município da Espanha na província e comunidade autónoma de Múrcia. Pelas suas caraterísticas trata-se de uma vila com origens da época romana, exemplo disso são os vestígios encontrados na fonte termal de La Loma, em Calar de la Rambla.
Historicamente há que salientar que durante o séc. XIX as pessoas lutaram com sucesso pela independência contra a propriedade senhorial. A designação deste local nem sempre foi igual à que lhe é reconhecida atualmente, até 1916 a vila denominava-se Cotillas.
Na segunda metade do séc. XX a vila desenvolveu-se, muito graças ao investimento e aposta na indústria.
Em termos turísticos, a visita ou passagem por este município não pode ser realizada sem se conhecer o seu património cultural imóvel, como: Iglesia de Nuestra Señora de la Salceda; Palacete de los D’Estoup; Ermita de la Cruz; Peñeta de La Florida; Ermita de San Pedro. La Torre de Cotillas promove-se através da realização de algumas festas populares; vivência intensa e emotiva da Semana Santa e ainda por uma gastronomia típica.
Website: http://www.lastorresdecotillas.es/

 

BeiraBeira – 07 Setembro de 1999

Desde 20 de Agosto de 1907 com o estatuto de cidade, Beira é capital da província de Sofala, sendo uma das mais importantes cidades de Moçambique.
A sua caraterização e desenvolvimento estão diretamente relacionados com a sua localização junto à foz dos rios Pungue e Buzi.
A cidade da Beira, nas décadas de oitenta e setenta do séc. XX, ficou muito marcada pela Guerra da Independência do Zimbabwe e pelo movimento guerrilheiro moçambicano, estes acontecimentos inviabilizaram o desenvolvimento desta região.
Em finais do séc. XX, na década de noventa, as vias de comunicação da região começaram a erguer-se e a fortalecer as trocas comerciais. Como principal ponto de comunicação para o exterior desenvolveu-se o porto marítimo, tornou-se uma saída vital para o Malawi e para o Zimbabwe, fomentando o turismo, pesca e comércio. Por terra, estabeleceram-se ligações por caminhos-de-ferro e estradas aceleraram o contacto com os países vizinhos, principalmente, com o Zimbabwe atraindo investimentos consideráveis para a região.

 

Rio de JaneiroRio de Janeiro – 19 Setembro de 1999

Considera-se que durante a primeira expedição ao largo da costa brasileira os portugueses navegavam na Baía de Guanabara e confundiram o mar com rio, surpreendidos com o que viram deram o nome de Rio de Janeiro. Este “baptismo” português surgiu pelo seguinte: Rio partiu da ideia de pensarem estar na foz de um rio; Janeiro por terem iniciado a expedição a 1 de Janeiro de 1502.
Hoje em dia trata-se da segunda maior cidade do Brasil e um dos maiores destinos turísticos mundiais, muito por culpa das praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca; da estátua do Cristo Rei; do Carnaval; do Pão de Açúcar; ou do evento musical Rock in Rio.
No dia 1 de Julho de 2012 a paisagem urbana da cidade do Rio de Janeiro foi classificada pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade.No que diz respeito a economia e mercado, o Rio de Janeiro é sede das duas maiores empresas brasileiras: a Petrobras e a Vale, bem como das principais companhias de petróleo, telecomunicações e média do Brasil. Já em termos académicos é uma cidade composta por um grande número de universidades e institutos, tornando-se num dos maiores pólos de investigação e desenvolvimento do Brasil.
Website: http://www.rio.rj.gov.br/home

 

DudellangeDudellange – 07 Setembro de 2000

Dudelange é a quarta maior cidade do Luxemburgo, a antiga cidade do aço desenvolveu-se com êxito através do seu dinamismo e diversidade e ainda graças ao forte crescimento populacional desde a era industrial principalmente através da imigração.
A população estrangeira constitui mais de 38% da população local, envolvendo cidadãos de mais de 90 nacionalidades diferentes, esta combinação torna a cidade num local de encontro multicultural, que desempenha um papel chave em termos de comunicação.
Dudelange carateriza-se por oferecer: um meio ambiente saudável, ampla divulgação cultural, inúmeras atividades desportivas e uma excelente qualidade de vida urbana.

Website: http://www.dudelange.lu/