Resíduos Recicláveis

Recolha Selectiva                                         

Ecopontos – Os ecopontos são conjuntos de três contentores de cores diferentes (verde, amarelo e azul), que se encontram instalados nos aglomerados populacionais. Denominam-se: Vidrão (verde), Embalão (amarelo) e Papelão (azul) e servem para depositar resíduos valorizáveis para a reciclagem.

amb3

amb4

 

 

 

 

 

 

 

 

N.º Ecopontos no Concelho de Arganil

 Actualmente no concelho de Arganil existem, de forma distribuída, 194 contentores para recolha seletiva, repartidos por 73 vidrões, 36 embalões e 37 papelões; 36 dos quais são Ecopontos completos (Ecoponto refere-se a uma bateria de três contentores para deposição seletiva vidrão+embalão+papelão).

Para além dos contentores para recolha seletiva mencionados anteriormente e que são atribuídos pela ERSUC, a Câmara Municipal de Arganil, adquiriu e distribuiu cerca de 48 Mini-ecopontos completos (vidrão+embalão+vidrão), 7 mini-vidrões, 3 mini-embalões e 3 mini-papelões.

Existem também distribuídos no Concelho de Arganil 108 pilhões.

Quantidades de Resíduos separados no Concelho de Arganil

Em 2014 no Concelho separou-se um total de 272,95 toneladas de resíduos diferenciáveis, repartidos por 151,9 ton de vidro, 47,94 ton de embalagens de plástico e metal e 65,42 ton de cartão e papel, 7,32 ton monos e 0,374 ton de pilhas, conforme representado no gráfico acima. Este gráfico representa também a evolução da recolha seletiva nos últimos 14 anos.

Responsabilidade pela gestão dos resíduos recicláveis

 A Recolha dos resíduos recicláveis (recolha selectiva) no Concelho de Arganil é da responsabilidade da ERSUC – Empresa de Resíduos Sólidos do Centro, S.A.. A ERSUC é responsável pela recolha e encaminhamento dos resíduos recicláveis para valorização, e efectua a recolha e o transporte dos resíduos para as estações de triagem. Nestes locais, os resíduos são devidamente separados e acondicionados em fardos para posterior valorização. Os fardos são então encaminhados para as empresas de reciclagem, espalhadas no país, de acordo com o tipo de material a reciclar.

A Câmara Municipal em colaboração com as Juntas de Freguesia avalia as necessidades das populações e localização dos Ecopontos nos aglomerados urbanos.

A ERSUC é també a responsável pela atribuição e fornecimento dos ecopontos no Concelho, sendo que, a Câmara Municipal também disponibiliza Mini-Ecopontos mediante a solicitação por parte das Juntas de Freguesia.

Utilização dos Ecopontos

 Antes de utilizar os Ecopontos deve:

-Escorrer e despejar todo o conteúdo das embalagens para evitar escorrências e maus cheiros nos ecopontos;

-Espalmar as embalagens sempre que possível, para reduzir o espaço que ocupam no ecoponto e facilitar o transporte.

-Retirar as tampas e rolha no caso de serem feitas de materiais diferentes da embalagem em si e coloque-as no contentor respectivo;

– Depositar os matérias recicláveis no respectivo contentor.


O que DEVE e NÃO DEVE colocar nos Ecopontos

reciclagem1Papelão 

Deve colocar: Papel e cartão, como jorn  ais, revistas, folhas e sacos de papel e embalagens de cartão espalmados, caixas de cartão liso e canelado.

Não deve colocar: Papeis/cartões contaminados com gordura ou com outras substâncias; toalhetes e fraldas; guardanapos e lenços; papel plastificado, metalizado, autocolante, vegetal e químico; pacotes de batatas fritas e aperitivos; embalagens de produtos tóxicos e perigosos.

 

 

 

reciclagem2

Embalão                      

Deve colocar: Embalagens de detergentes, óleos alimentares, shampôos, vinagre; sacos plástico; esferovite limpa; pacotes de bebidas, caixas e frascos de plástico, garrafas e garrafões de plástico; latas de bebidas e de conserva; tabuleiros de alumínio; outras embalagens de metal; pacotes de leite de sumo e de vinho; embalagens de sprays.

Não deve colocar: Tachos, panelas e talheres; seringas; electrodomésticos; borrachas, baterias e ferramentas; embalagens de combustíveis, de produtos tóxicos e/ou perigosos; sacos plástico sujos; pilhas e baterias.

 

 

reciclagem3Vidrão                     

Deve colocar: Vidro, como garrafas, frascos, boiões e outras embalagens alimentares de vidro.

Não deve colocar: Espelhos e azuleijos; vidros de janelas e de automóveis; cerâmica, porcelana, cristal e pirex; lâmpadas e ecrãs de televisão; rolhas metálicas, de plástico e de cortiça; embalagens de cosméticos e perfumes; vidro farmacêutico e de hospital.

 

 

 

reciclagem4Pilhas – As pilhas são classificadas como resíduos perigosos, por terem na sua composição metais pesados, tais como, mercúrio, níquel, chumbo, cobre, cádmio, zinco e lítio. Pelo que se forem colocadas nos contentores de resíduos e depositadas em aterro, vão degradar o ambiente e contaminar a cadeia alimentar.

 

 

No Pilhão deve colocar apenas as pilhas usadas e as pilhas recarregáveis

A empresa Ecopilhas disponibiliza pequenos pilhões em cartão que podem ser encontrados na Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Escolas, Instituições e alguns estabelecimentos comerciais.

Estes depois de cheios são recolhidos pela Câmara e transportados para a ERSUC que os encaminha para a Ecopilhas.

pdf17 Localização dos Ecopontos no Concelho

pdf17 Localização dos Pilhões no Concelho

 

Recolha de Monos

Os monos são resíduos domésticos de grandes dimensões (mobílias velhas, colções, electrodomésticos, etc). Dado o seu volume, forma e dimensões, não podem ser recolhidos pelos meios normais.

Para além do efeito visual degradante que provocam, os monstros, são constituídos por produtos de elevado grau de contaminação do meio ambiente.

A recolha de monstros está adstrita à Juntas de Freguesia do Concelho, pelo que deverá contactar a Junta de Freguesia da sua área de residência para que seja efectuada a recolha do referido resíduo.

– Não abandone os monos na via pública ou em qualquer outro espaço público;