Associações Juvenis

LogoCumeC.U.M.E – A Associação Juvenil CUME (Cultura Urgente para a Mudança Enérgica) foi fundada no dia 14 de Abril de 1998, numa primeira Assembleia Geral constitutiva realizada na Biblioteca Municipal de Arganil. Tendo por principais objetivos definidos nos estatutos “Levar os jovens a participar ativamente na construção de uma comunidade local mais viva e dinâmica, onde a interioridade seja mais uma vantagem de qualidade de vida do que uma desvantagem de isolamento e desertificação física e cultural; desenvolver iniciativas culturais dos mais variados âmbitos, tais como artes, ambiente, desporto, espetáculos, tradições e outras”.

Site – ajcume.pt
Página Facebook – https://www.facebook.com/ajcume

 

 

LogoColumbinos Os Columbinos – A Associação Juvenil “ Os Columbinos” foi fundada a 14 de Setembro de 1992.
Porquê “ Columbinos”? Este nome a ver com a origem da nossa terra –Pombeiro . Na sua história consta que se terá chamado “Columbaria” no tempo dos Lusitanos, entre outros e onde, em tempos existiram abundantes castas de pombos, e com o tempo se foi trocando o alatinado do termo “ Palumbarium” pela palavra “Pombeiro”, que significa “viveiro de pombos”. Presente está também a palavra “ Columbino” na obra do poeta Braz Garcia de Mascarenhas. A publicação dos seus estatutos ocorreu a 10 de Novembro de 1992, tendo como objectivo principais:

– Desenvolver o espírito de cooperação e solidariedade entre os seus elementos, na base da realização de iniciativas relativas à problemática da juventude;

– Promover o intercâmbio juvenil e desenvolver atividades no campo social, cultural, educativo e recreativo;

– Promover e difundir o intercâmbio entre a população (cerca de 1500 habitantes) das várias povoações ( 31) que constituem a freguesia, tentando aproximar as gerações de Pombeirenses;

– Atualmente conta com 287 sócios, na sua grande maioria jovens, ou seja, cerca de 80% tem menos de 30 anos.

 

 

LogoProjecto RadicalProjecto Radical – A Associação Juvenil Projecto Radical fundada por escritura pública a 6 de Março de 1995 é uma associação juvenil sem fins lucrativos sediada em S. Martinho da Cortiça e empenhada na promoção de eventos culturais e lúdicos para a juventude. Assim, tem como objectivo social, desenvolver a cooperação e solidariedade entre os seus associados, na base da realização de iniciativas culturais, sociais, recreativas e lúdicas.

Site – https://projectoradical.wordpress.com/