Apresentação do livro “Na Lonjura de Timor” de José António Cabrita

Capa_Cabrita_08Jan16

No próximo dia 26 de Agosto, pelas 21h30, na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho, em Coja, será apresentado pelo Padre António Borges de Carvalho, o livro “Na Lonjura de Timor” da autoria de José António Cabrita.

O livro retrata uma época final do século XIX, em que a Ilha de Timor se tornou local de desterro para pessoas condenadas por vários tipos de crime.
Nesse período, centenas de pessoas foram desterradas para a Ilha onde, num regime muito aberto iniciavam vidas novas, algumas com sucesso.
Entre muitos outros casos, o livro descreve o percurso de Antero Tavares de Carvalho, deportado para Timor pelo crime de anarquismo, no ano de 1896. Natural de Coja, escriturário de Profissão, inicia em Timor uma nova vida que o leva a assumir diversos cargos públicos em Timor, Moçambique, Guiné, S. Tomé e Príncipe e finalmente em Angola onde ocupou, no período de 1924 – 1926, o cargo de Governador- geral Interino. Faleceu em 1929, quando se preparava para vir a Portugal assumir o cargo de Director de Fazenda Provincial das Colónias.

Será ainda apresentado um testemunho de Catarina Órfão, jovem voluntária, a qual nos falará da sua experiência como missionária por terras de Timor.

Sobre o autor
José António Cabrita nasceu no ano de 1949. Estudou sociologia, e foi essa maneira de perceber como as pessoas interagem, se organizam e protagonizam a mudança, que ensinou por muitos anos. Sobre o assunto, por vezes em grupo, redigiu um punhado de escritos, uns, que não romperam as paredes da academia, outros, muito poucos, que por aí andam, à disposição de quem se interesse: “Imagens da integração: representações sociais sobre a integração da agricultura portuguesa na Comunidade Europeia” (1992), Entre a Gândara e a Terra Galega (1998), José Maria dos Santos. E antes de “grande agricultor”? (1999), “Folclore da região caramela ou folclore de feição caramela de entre Tejo e Sado?” (2000), Rio Frio, retrato de uma grande casa agrícola (2006), e A fortuna de um fazedor de sonhos (2009).

O livro será apresentado pelo Padre António Borges de Carvalho.
O Padre António Borges de Carvalho é natural de Coja. Ordenado na Sé Nova de Coimbra, em 15 de Agosto de 1964, pelo Bispo D. Ernesto Sena de Oliveira, o Padre António Borges de Carvalho é actualmente pároco de S. Paio de Gramaços e de Santa Ovaia, depois de também ter paroquiado, durante muitos anos, Oliveira do Hospital e Nogueira do Cravo,
Licenciado em História, foi Professor do Ensino Secundário. É autor de numerosos artigos em jornais e revistas onde versa diversas temáticas. Foi recentemente distinguido como Membro Honorário da Academia Portuguesa de História.