Campanha de vacinação contra a gripe

banner-gripe-01

A campanha da vacinação contra a gripe arrancou no início de outubro e é gratuita para cidadãos com 65 e mais anos de idade, segundo informou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A DGS informa que o Serviço que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem cerca de 1,2 milhões de doses de vacinas para distribuição gratuita, para além das existentes nas farmácias.

Esta campanha vai decorrer durante todo o outono e inverno e a vacina é igualmente gratuita para as pessoas vulneráveis residentes ou internadas em instituições, sem necessidade de receita médica ou de pagamento de taxa moderadora.

As vacinas gratuitas foram selecionadas em concurso e são de marcas comerciais que também estarão disponíveis em farmácias, mediante receita médica e com comparticipação.

Quanto às receitas médicas nas quais seja prescrita, exclusivamente, a vacina contra a gripe, emitidas a partir de 1 de julho de 2016, são válidas até 31 de dezembro de 2016.

A DGS está a coordenar a campanha de vacinação contra a gripe 2016/2017 em parceria com a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, com a Administração Central do Sistema de Saúde, com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, as Administrações Regionais de Saúde e os Serviços Regionais de Saúde das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.