Apresentação do programa “Desafio Gulbenkian – Diz não à Diabetes”

• Apresentação do programa “Desafio Gulbenkian – Diz não à Diabetes”

Decorreu no passado dia 7 de Novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a apresentação do programa “Desafio Gulbenkian – Diz não à Diabetes” fruto da parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Câmara Municipal de Arganil através da Associação Nacional de Municípios, com a colaboração de Centro de Saúde de Arganil, farmácias do Concelho e a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.

Paula Dinis, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Arganil, demonstrou um grande entusiasmo nesta iniciativa que marca o arranque de uma campanha de sensibilização para a Diabetes, referindo, aquando da apresentação, que este é um “projeto inovador e prioritário na prevenção da diabetes” cujo interesse em aderir já tinha sido manifestado pelo Município de Arganil, em 2015. Durante esta apresentação, foi feito um breve enquadramento sobre a Diabetes, passando depois à operacionalização e plano estratégico no Concelho de Arganil.

O plano estratégico conta já com algumas atividades para este ano, realizando-se neste âmbito, no dia 14 de Novembro, um rastreio da Diabetes e comunicações alusivas às temáticas de Diabetes, Saúde e Atividade Física, no Auditório da Biblioteca Municipal Miguel Torga, entre as 20h30 e as 22h00. Para o dia 19 de Novembro, pelas 9h00, está marcada uma “Caminhada da Diabetes” com um percurso de aproximadamente 5,5 kms e que terá como itinerário Arganil (Paços do Concelho) – Nogueira – Arganil (Sub-Paço), onde se pretende chamar a atenção para a prática de atividade física e, entre os dias 8 e 19 de Novembro, haverá uma ação de sensibilização para a adesão e registo da comunidade no Portal da Saúde sendo, para o efeito, distribuído um folheto informativo onde serão descritos os procedimentos a implementar.

A Dra. Armandina Moutinho, médica, em representação do Centro de Saúde de Arganil e a Dra. Maria José Carriça, em representação da Associação Nacional das Farmácias Portuguesas, fizeram também intervenções durante a sessão, através das quais se demonstraram bastante orgulhosas na formalização desta parceria, bem como referiram a importância deste programa na prevenção da Diabetes.

Todas as informações deste programa podem ser consultadas no website www.naoadiabetes.pt