Dia Europeu Sem Carros 2017

No dia 22 de Setembro (sexta-feira), o Município de Arganil irá participar em mais um Dia Europeu Sem Carros (DESC) integrado na Semana Europeia da Mobilidade 2017.

A campanha DESC surgiu na sequência de uma diretiva europeia (Diretiva 96/62/EC) relacionada com a qualidade do ar das nossas cidades. Tendo em conta os crescentes problemas relacionados com o uso do automóvel, vários países da União Europeia, incluindo Portugal, lançaram esta iniciativa pela primeira vez à escala europeia em 22 de Setembro de 2000.

Em 19 de Abril de 2002, durante a Semana Verde, em Bruxelas, foi lançada a Semana Europeia da Mobilidade (SEM), a que diversos países aderiram posteriormente.

A SEM pretende exercer uma influência a longo prazo nas questões da mobilidade e dos transportes urbanos e contribuir para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos. Esta semana é organizada todos os anos e por diversos países de 16 a 22 de Setembro sendo subordinada a diferentes temas, o deste ano “A partilhar, chegamos mais longe”.

O Município de Arganil adere a esta iniciativa pelo décimo segundo ano consecutivo, assumindo o estatuto de participante e organizando assim mais um Dia Sem Carros, com o intuito de alertar todos os munícipes para a importância das questões ambientais e valorização do espaço público.

Deste modo, no dia 22 de Setembro (sexta-feira), serão restringidas ao tráfego a veículos motorizados as ruas assinaladas no mapa anexo, com o objetivo de sensibilizar os munícipes para o problema das emissões poluentes sendo estas maioritariamente de origem rodoviária e valorizar os espaços públicos ali existentes podendo estes serem assim vivenciados de uma forma diferente por todos.

Agradecemos a vossa colaboração nesta iniciativa, dispensando neste dia o seu veículo motorizado.

Mapa da delimitação das ruas com trânsito condicionado:

Links :

(Agência Portuguesa do Ambiente)
www.apambiente.pt

(Portal da semana europeia da mobilidade)
http://www.mobilityweek.eu/

(Instituto da mobilidade e dos transportes terrestres)
www.imtt.pt

(Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico)
http://apve.pt/

(Associação Portuguesa do Veículo a Gás Natural)
http://www.apvgn.pt/

(Projeto mobilidade sustentável – FEUP)
http://paginas.fe.up.pt/~lmt/



Artigos Relacionados