EB1 de Arganil vence 1º Prémio nos desafios “Brigada da Cantina” e “Eco-Lancheiras” 2016/17

A “Brigada da Cantina” a “Eco-lancheiras” e o “Painel dos Alimentos”, foram desafios propostos para o ano letivo 2016/17, lançados pelo programa Eco-Escolas na adoção do tema “Alimentação Saudável e Sustentável”.

Estes desafios visavam, no caso da “Brigada da Cantina”, a criação de um grupo de alunos com o objetivo de monitorizar atitudes e zelar pela adoção de bons hábitos de higiene e saúde, evitar o desperdício alimentar e analisar questões do ruído no refeitório escolar. No caso da “Eco-lancheiras”, a criação de uma eco-lancheira e a elaboração de uma ementa semanal, com cinco lanches, em dois momentos diferentes (outono/inverno e primavera/verão).

A turma do 4ºB, da EB1 de Arganil, foi a responsável pela implementação e avaliação do projeto “Brigada da Cantina” e a turma do 3ºB foi a responsável pela criação da “Eco-lancheira”.

A avaliação do ruído, a higienização das mãos, o bom comportamento durante a hora do almoço e o combate ao desperdício alimentar, foram os temas avaliados pelo grupo de alunos responsável pelo projecto, Brigada da Cantina, com a devida orientação da Prof.ª Manuela Silva e apoio do Município de Arganil.

Os resultados obtidos foram registados e divulgados em sala de aula a todas as turmas e junto da comunidade, através de folhetos e desdobráveis.

O projecto “Brigada da Cantina” conquistou o 1º Prémio, no 1º escalão – jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico, ex-áqueo com o Colégio Nossa Senhora da Bonança do Candal de Vila Nova de Gaia. O projecto “Eco-lancheira” conquistou o 1º Prémio, também no 1º escalão, ex-áqueo com o Colégio Nossa Senhora da Bonança do Candal de Vila Nova de Gaia e com a Escola Básica Professor Arménio Lança, de Santiago do Cacém.

Referir ainda que, no desafio “Painel dos Alimentos”, que visava a criação de um painel de “alimentos processados vs. alimentos não processados”, a EB1 de Côja conquistou um honroso 2º Prémio, pela sua criação.