Projeto da EPTOliva de Tábua, “Quickly Heal”, vence final do Concurso de Ideias de Negócio

• Concurso de Ideias de Negócio Tábua 2017

Bruno Paulino, aluno da EPTOliva de Tábua, venceu no passado domingo, a 4ª Edição do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio, dinamizado pela CIM-RC e que este ano se realizou no Centro Cultural de Tábua.

Orientado pela professora Honorata Pereira, o produto idealizado por Bruno Paulino, “Quickly Heal”, consiste em pensos rápidos com função antibacteriana extraída de uma planta específica, a “Chelidonium Majus”, ou popularmente chamada Erva-das-verrugas. Contém ainda um spray borrifador que substitui outros produtos.

No 2.ºlugar, ficou a ideia de negócio dos alunos da Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte, João Machado, Cláudio Santos e Luís Pereira, sob orientação dos professores Florbela Leite, Isabel Garcia e Hugo Rocha, cujo produto consistia num molho com condimentos naturais, embalado em bisnaga. É um molho de elevado valor nutricional, fácil de transportar e de utilizar.

Em 3º lugar e a fechar o pódio, o projeto dos alunos Tânia Henriques e Fábio Moita, da AE Oliveira do Hospital, orientados pela professora Sónia Rendeiro, propõe através do projeto “Requei-Bom”, bombocas de chocolate com recheio de requeijão, produto abundante em Oliveira do Hospital.

Este ano foram apresentadas cerca de 200 ideias de negócio, das quais 132 participaram nos concursos municipais realizados nos Municípios que compõe a CIM Região de Coimbra, sendo selecionadas as 18 equipas finalistas que participaram no evento realizado em Tábua.

O júri foi constituído por Alexandra Rodrigues, da CCDRC, Gonçalo Gomes, do Turismo Centro de Portugal, Miguel Mourão, da Câmara Municipal de Góis, Daniel Lopes, da Whitesmith, e Licínia Peixoto, do IEFP.

Ricardo Alves, vice-presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra, Mário Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Tábua e Jorge Brito, Secretário Executivo da CIM Região de Coimbra, distribuíram os prémios aos três primeiros classificados.

O presidente do Município anfitrião, Mário Loureiro, saudou os alunos e os professores participantes, agradeceu o contributo de todos os que tornaram possível a final realizada em Tábua, desafiando os jovens empreendedores a investirem no concelho tabuense, que está de braços abertos para os receber.

Ricardo Alves, elogiou a qualidade dos projetos apresentados e considerou “vencedoras” todas as equipas participantes na iniciativa da comunidade intermunicipal, que deste modo cumpre uma das prioridades no processo de desenvolvimento da região.

Recorde-se que a 4.ª edição do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio realizada, pela primeira vez, em regime de Bootcamp, é inovadora. Os dois dias no concelho de Tábua representam um contributo para uma nova mentalidade que a CIM Região de Coimbra quer ampliada a toda região e que combina o conhecimento do território e a partilha das suas especificidades, com a coesão, a solidariedade, a irreverência e a criatividade.