Inauguração do “Átrio Guilherme Filipe” na Câmara Municipal de Arganil

• Inauguração do Átrio Guilherme Filipe

120 anos se passaram sobre o nascimento de Guilherme Filipe, ilustre pintor que, embora não sendo natural do concelho de Arganil é oriundo da Beira Serra e nela deixou uma significativa obra.

Para assinalar esta data, o Município de Arganil, numa parceria com o Atelier 26 (Porto), dirigido pelo Mestre Alberto Péssimo e com a Editorial Moura Pinto, prestou-lhe assim homenagem no dia 15 de julho. A sessão teve início no Salão Nobre dos Paços do Concelho, através de uma breve apresentação da vida e obra, pelo Dr. José Queiroga, na presença do Mestre Alberto Péssimo, do Presidente da Editorial Moura Pinto, do Vice-Presidente Dr. Luís Paulo Costa e da Vereadora da Cultura Dra. Paula Dinis.

Esta sessão foi seguida da inauguração de uma exposição de pintura, composta por obras dos alunos do Atelier 26 que, através da sua interpretação e numa nova abordagem, retratam a obra de Guilherme Filipe. A par desta exposição foi inaugurada a nova Sala Guilherme Filipe, anteriormente sediada na Casa da Cultura, que agora passa para o edifício da Câmara Municipal de Arganil, passando a designar-se “Átrio Guilherme Filipe”. Esta mudança, nas palavras da Vereadora da Cultura e do Vice-Presidente, deve-se ao facto de pretender dar uma maior visibilidade aos trabalhos a expor, considerando que estão agora no coração da vila, num local de referência e de maior facilidade de acesso.

Esta exposição está patente no novo Átrio Guilherme Filipe até ao dia 10 de agosto e pode ser visitada de segunda a sexta-feira entre as 9h00 e as 17h30.