Município de Arganil galardoado com a Bandeira Verde ECOXXI 2017

O Município de Arganil recebeu no dia 28 de Setembro, numa sessão que decorreu no Centro de Congressos do Estoril, na presença da Sra. Vereadora Graça Lopes, o galardão de Bandeira Verde ECOXXI 2017.

O ECOXXI é um Programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela ABAE desde 2005, dirigido principalmente aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local.

Esta iniciativa pretende reconhecer e identificar as boas práticas de sustentabilidade valorizando entre outros aspetos a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental. O programa é composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, pretendendo avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, politicas e ações em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.

O Município de Arganil participou pela 1ª vez nesta iniciativa, tendo sido desde logo reconhecido com o galardão ECO XXI, afirmando-se como um Município sustentável.