Município de Arganil integra projeto intermunicipal promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e aprovado pelo CENTRO 2020 no âmbito da modernização da administração pública

O Município de Arganil é um dos 19 Municípios copromotores da operação “Região de Coimbra 2.X”, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC) e candidatada ao CENTRO 2020 no âmbito do eixo prioritário que visa reforçar a capacitação institucional das entidades regionais. A operação em questão foi aprovada pela Comissão Diretiva do CENTRO 2020 em 19 de Abril de 2017.

Trata-se de um projeto cujo investimento total ascende a 4.521.637,30€ e que se consubstancia numa solução intermunicipal que visa concorrer para a afirmação de uma identidade forte e competitiva por parte da Região de Coimbra através de um esforço integrado de evolução da eficiência focada na modernização administrativa, que possibilite a aproximação entre a administração pública local e central e os cidadãos e empresas, por via de meios digitais e processos de reorganização e reengenharia e consequente redução dos custos de contexto.

No que respeita ao Município de Arganil o valor de investimento total aprovado foi de 167.462,54€, dos quais 158.749,59€ correspondem ao investimento elegível que será objeto de comparticipação pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) em 85%, perfazendo um cofinanciamento de 134.937,15€.

Esta verba destina-se a ser investida na evolução da infraestrutura tecnológica do Município, incluindo servidores, storage, proteção de comunicações e switching e na aquisição de aplicações de suporte à automatização da prestação de serviços e que permitam continuar a desmaterialização dos processos de atendimento ao cidadão, iniciada em 2010 pelo Município, através da disponibilização de serviços on line, acessíveis através de uma conta online que possibilitará a consulta de processos e a realização das interações necessárias.