Município de Arganil quer conhecer os “segredos” do Teatro Alves Coelho

teatro-alves-coelho

No âmbito da elaboração dos projectos de arquitectura e especialidades para reabilitação do Teatro Alves Coelho constatou-se a indisponibilidade de projectos e cálculos estruturais reportados à data da construção deste marcante edifício da Vila de Arganil. A intervenção prevista, que visa devolver a dignidade e trazer funcionalidade e conforto ao Teatro Alves Coelho, obriga a um conhecimento aprofundado da estrutura do edifício.

Nesta sequência, a Câmara Municipal de Arganil celebrou um contrato de prestação de serviços com o ITeCons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade (que tem entre os seus fundadores honorários a Universidade de Coimbra) para realização de ensaios, sondagens e levantamento estrutural do edifício existente.

Estes trabalhos, que tiveram início no passado dia 15 de Abril e decorrem a bom ritmo, permitirão conhecer detalhadamente todos os aspectos críticos relacionados com o Teatro Alves Coelho. De facto, os trabalhos em curso permitirão identificar e localizar os elementos estruturais principais, determinar a sua geometria e secções, testar a resistência e caracterizar os materiais utilizados, conhecer as eventuais patologias em elementos estruturais e executar sondagens e ensaios geológicos e geotécnicos.

A título de curiosidade, podemos informar que foi já possível constatar que o edifício do Teatro Alves Coelho tem pilares construídos em tijolo burro sobreposto, similares aos do edifício da Cerâmica Arganilense; um outro marco, neste caso da arquitectura industrial, existente no concelho de Arganil.

Após a conclusão para breve destes ensaios, sondagens e levantamento estrutural do edifício a Câmara Municipal ficará a conhecer todos os “segredos” do edifício do Teatro Alves Coelho, sendo então possível concluir os projectos de arquitectura e especialidades para reabilitação do Teatro Alves Coelho e avançar com a respectiva empreitada.