Município de Arganil sobe novamente no ranking de Transparência Municipal

O Município de Arganil está entre os 50 Municípios mais transparentes do país. Depois de, no ano transato, ter subido 87 posições no ranking e ter alcançado a 54ª posição, surge este ano e pela primeira vez, no lugar 49 do ranking nacional do Índice de Transparência Municipal (ITM), num ano em que a média geral do desempenho dos 308 municípios subiu e cuja média de pontuação foi de 52 pontos.

Com uma pontuação ITM de 74,18 pontos numa escala de 0 a 100, o Município de Arganil é apenas ultrapassado, na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, pelos municípios de Miranda do Corvo (14º), Oliveira do Hospital (21º) e Cantanhede (35º).

Os dados foram revelados pela TIAC – Transparência e Integridade Associação Cívica, representante portuguesa da rede global Transparency International, cuja edição deste ano contou com a participação do GOVCOPP – Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, que coordenou a recolha de dados.

O Índice de Transparência Municipal (ITM) baseia-se, desde 2013, no levantamento da informação de interesse público disponível nos portais (sites) dos 308 municípios, segundo 76 indicadores, agrupados em áreas.