“Uma sardinha para três” – a fome em tempos de guerra (1914-1945) na Biblioteca Municipal Miguel Torga

 

A Cooperativa Hermes, que no âmbito do projeto “Outras Vozes, Outra Gente” – Mostra em rede de teatro documental” trouxe à Cerâmica Arganilense no passado mês de abril, a peça “Em memória ou a vida inteira dentro de mim” e trará, no dia 13 de maio, a peça “O meu país – Exílio”, promove uma importante e interessante conferência que se realizará no dia 16 de maio na Biblioteca Municipal Miguel Torga, pelas 21h00.

“Uma sardinha para três” – a fome em tempos de guerra (1914-1945) é o tema desta conferência, que será proferida pela Prof. Dra. Irene Vaquinhas, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Coordenadora Científica do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra, unidade I&D da FCT.

Nesta comunicação analisar-se-ão alguns aspetos das condições materiais de existência da população portuguesa, tanto rural como urbana, ao tempo da Primeira e da Segunda Grandes Guerras, procurando-se contextualizar as suas vivências quotidianas, assim como as evoluções mais significativas nos regimes alimentares, investindo-se, em particular, nos impactos provocados pela 2ª Grande Guerra em Portugal, tempos da “fome escondida”, na expressão de Dulce Freire.

O projeto “Outras Vozes, Outra Gente” – Mostra em rede de teatro documental” que integra não apenas peças de teatro mas outras ações de relevante interesse cultural, tem o Município de Arganil como parceiro, e conta como o apoio da República Portuguesa e da Direção Geral das Artes.

 



Artigos Relacionados