Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens para o Ensino Básico realiza-se em Arganil

A Cerâmica Arganilense receberá no próximo dia 6 de março, a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens para o Ensino Básico, que este ano se centra no tema: “40 anos de Constituição – Os jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer!”. A sessão, que terá início pelas 9h30, reunirá em Arganil, 71 alunos de 17 escolas do distrito.

Cada uma das 17 escolas do distrito far-se-á representar por 4 alunos, eleitos anteriormente em Sessão Escolar, na qual é também aprovado o Projeto de Recomendação da Escola a submeter à Sessão Distrital. É então na Sessão Distrital deste Parlamento que serão reunidos os deputados eleitos, para aprovação dos Projetos de Recomendação a submeter à sua Sessão Nacional.

Esta iniciativa da Assembleia da República, que desde 1995 incentiva o interesse dos jovens pela participação cívica e política, tem pretendido ainda sublinhar a importância da sua participação para a resolução de questões que afetam o seu presente e futuro coletivo e individual, fazendo ouvir as suas propostas juntos dos órgãos do poder político, bem como, estimular capacidades de argumentação na defesa de ideias com o devido respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.