1º Encontro Walking and Cycling

Data Inicial: 22-08-2021
Data Final: 19-09-2021
Localidade: Concelho de Arganil

 

O Município de Arganil, com a coorganização da Evolução Vertical, AMBikes e BTT Serra do Açor, promove durante os próximos quatro fins-de-semana caminhadas e passeios de bicicleta por alguns dos percursos mais bonitos do concelho. O início das atividades está prevista para 8h30m.

A iniciativa pretende dar a conhecer, quer a munícipes, quer a turistas que nos visitam, a rede concelhia deste tipo de trilhos e melhorar a experiência turística, promovendo o espaço rural, através do usufruto mais sustentado dos recursos naturais e patrimoniais.

Para o dia 22 de Agosto está delineado um percurso pedestre circular, o percurso entre o Alva e a Ribeira da Mata (PR5 AGN) liga Coja a Barril do Alva ao longo do rio através de caminhos florestais, num intervalo de 11.6 Km e uma durabilidade de 2h50m.

Nos dias 7 e 19 de Setembro os passeios de BTT e E-BIKE possibilitam aos amantes destas modalidades desfrutar do património natural e cultural da Serra do Açor, conhecendo de perto a fauna e a flora, rotas antigas e vias romanas, em passeios de grupo guiados pelos percursos verde e azul do Centro Cyclin’Portugal da Serra do Açor. Estes itinerários situados em Coja complementam-se pelas ruas da vila e pela Ponte Romana onde se iniciam os caminhos por terra batida. Enquanto o percurso verde percorre as ruas estreitas de Coja e dá a conhecer a beleza do interior da terra, o azul segue ao longo do vale do Rio Alva passando por sítios fantásticos como a Ribeira da Mata. Estes dois trajetos voltam a encontrar-se no Parque do Prado e têm uma escala de dificuldade fácil e acessível, respetivamente.

Poderá fazer as inscrições de forma gratuita, através do formulário online, disponível em www.cm-arganil.pt, à exceção do dia 19 de Setembro, em que terá lugar um passeio guiado de bicicleta elétrica que tem um custo de 25€, por pack família. As inscrições deverão ser efetuadas através dos contatos: +351 961 587 202 ou pedaltoenjoy.ambikes@gmail.com

O Centro Cyclin’ Portugal da Serra do Açor, instalado na localidade de Côja conta com 4 percursos numa extensão de 149 quilómetros. Tendo em consideração o nível de cada praticante os caminhos foram criados com diferentes escalões de dificuldade, baseada em quatro fatores (a distância do percurso, a duração, o desnível, e a altitude):

  • Verde – fácil
  • Azul – moderado
  • Vermelho – difícil
  • Preto – muito difícil

Nesta ligação pode executar o download de cada percurso e, ao mesmo tempo, obter informação mais personalizada de cada um.

Arganil afirma-se como um destino turístico de excelência para quem procura andar a pé ou pedalar.

Com limite de 25 pessoas, os interessados devem inscrever-se previamente aqui.

Boas caminhadas e boas pedaladas.

Ficha de Inscrição – 1º Encontro Walking and Cycling