35ª FICABEIRA e Feira do Mont’alto 2016

Foi anunciada pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Arganil, através de conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a realização de mais uma edição da Feira do Mont’altoFICABEIRA – Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra que, aliada à inovação, mostra o que de melhor e mais autêntico se faz no concelho e região da Beira Serra, nos setores da indústria, comércio e agricultura, bem como dá a conhecer o trabalho desenvolvido pelas associações e coletividades locais.

Com inauguração no dia 6 de setembro e Sessão Solene marcada para as 18h00 no Salão Nobre dos Paços do Concelho, presidida pela Senhora Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Profª Doutora Ana Abrunhosa, realizar-se-á a par da tradicional e secular Feira do Mont’Alto, até ao dia 11 de setembro.

A FICABEIRA, que é também sinónimo de animação, aposta mais uma vez em artistas conceituados do panorama musical nacional para abrilhantar as noites do certame. No dia da inauguração, 6 de setembro, subirá a palco o jovem talento AGIR. Músico, compositor e produtor, conquistou uma legião de fãs, sobretudo adolescentes, através de uma mistura de sons urbanos, marcada sobretudo pelo hip hop, soul, e pop. No dia 7 de setembro, Feriado Municipal, terá lugar no palco FICABEIRA o teatro de revista “Bagunçada à Portuguesa”, com os atores Natalina José, Luís Mascarenhas, entre outros e que promete arrancar ao público, muitas gargalhadas. No dia 8 de setembro estará o palco reservado para Os AZEITONAS, uma das bandas nacionais mais solicitadas ao vivo. No dia 9 de setembro atuará a banda ÁTOA, composta por quatro jovens amigos que, não à toa, se tornaram na banda sensação, com o álbum “Idade dos Inquietos“. LUIS REPRESAS, artista com uma carreira de 40 anos e um repertório transversal a várias gerações, atuará no dia 10 de setembro e, a encerrar programação noturna e o certame, GABRIELL, músico com raízes em Pomares, que tomará conta do palco para uma noite de grande animação.

O secular Concurso de Gado Bovino de Trabalho, ou “Feira dos Bois” como é tradicionalmente apelidado, decorrerá à semelhança dos anteriores anos, no Feriado Municipal, dia 7 de setembro e terá por objetivo, mais uma vez, promover e preservar a raça bovina, bem como incentivar a sua criação que, pelas suas caraterísticas interessem não só à economia local, mas também com vista à valorização e equilíbrio do espaço rural e à produção de produtos de grande autenticidade.

Ainda no dia 7 de setembro decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Sessão Solene Comemorativa do Dia do Concelho, presidida por Sua Excelência o Ministro-adjunto, Dr. Eduardo Cabrita, na qual serão distinguidas algumas personalidades e empresas. Assim, serão atribuídas Medalhas de Ouro do Concelho de Arganil a: Carlos Ribeiro (a título póstumo), Presidente da Câmara Municipal de 1976 a 1979; Fernando Maia Vale, Presidente da Câmara Municipal de 1989 a 1993; Fernando Santos, Selecionador Nacional de Futebol e oriundo de Sorgaçosa, Pomares que, de acordo com a realização do jogo da seleção nacional para a qualificação do Mundial 2016, na Suíça, receberá tal distinção posteriormente; Mário Pereira Gonçalves, Presidente da Associação de Hotelaria, Restaurantes e Similares de Portugal (AHRESP), dirigente da Casa da Comarca de Arganil e natural de Porto Castanheiro, U.F. Cepos e Teixeira; Pedro Santana Lopes, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Ex-Primeiro-Ministro e oriundo de Sarnadela, Pombeiro da Beira.

O Executivo Camarário atribuirá ainda Medalhas de Mérito Prata-Dourada a algumas empresas do concelho com mais de vinte anos de atividade e mais de dez trabalhadores, que não tinham sido ainda objeto de qualquer distinção, sendo elas: Casa do Apicultor, indústria de colmeias; Euromadeira Lda., empresa de madeiras industriais, Goucam – Gouveia & Castanheira Lda., indústria de confeções, Madeljor Lda., metalúrgica, Solalva, mecânica de precisão e Solpraia Lda., indústria de confeções. Fora do ramo industrial será atribuída a mesma distinção a: Resimadeiras e Transportes Ferrão & Martins que, para além de mais de 20 anos de atividade e 10 trabalhadores, se distinguem por ter um volume de negócios superior a 3 milhões de euros.

Razões óbvias e impossíveis de renunciar, para visitar a 35ª FICABEIRA, a Feira do Mont’Alto 2016, bem como, o concelho de Arganil e deixar-se absorver, pela majestosidade da sua envolvente natural.