Férias de Verão 2022: Férias fora da caixa

Final de aulas é sinónimo de Férias de Verão e este ano vão ser bem divertidas com o programa que preparámos para os mais novos.

Dinamizada pela Câmara Municipal de Arganil em parceria com o CLDS4G, esta iniciativa pretende proporcionar momentos de diversão e animação, com várias atividades lúdico-pedagógicas, recreativas e desportivas para os mais novos, através da abordagem de diversas temáticas como: artes, ambiente, cinema, cultura, ciência, desporto e história. Este ano, numa clara homenagem aos nossos avós, a semana de atividades vai ser passada em confraternização com a população sénior e regista parceria com o projeto CLDS4G.

Destinada a crianças residentes no concelho e com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, tem participação gratuita, requerendo apenas inscrição prévia e obrigatória.

Calendarização das atividades

Inscreva-se aqui!

Descrição das atividades:

“Fora da caixa”

As crianças são convidadas a entrar numa aventura, para além do bosque, onde lhes será possível vivenciar diferentes experiências em diversos contextos e locais que, por certo, vão proporcionar ao grupo novas sensações e aprendizagens, num ambiente lúdico e de interação permanente com os outros participantes. “Fora da caixa” conjuga diversão, saber, saber fazer, saber estar, descoberta e aprendizagem.
Custo a indicar nos dias 4, 15 e 20.

“Os duendes do bosque”
“A educação ambiental é parte integrante da educação para a cidadania”.

Ao participar nas atividades “Os duendes do bosque” as crianças estão sempre em movimento e em aprendizagem em contexto lúdico.

Teremos caminhadas, idas à piscina e praias fluviais, workshops, ações e atividades intergeracionais. No seu todo, vão permitir uma posição privilegiada na promoção de atitudes e valores, junto da comunidade, bem como no desenvolvimento de competências imprescindíveis que a levam a assumir ou reforçar um comportamento ECO.

Atividades a desenvolver neste âmbito: Falemos de ambiente- os duendes e suas dicas na rádio/redes; Limpar e criar para no futuro lembrar; Oficina do açor- Arte e ambiente; Beatas o polvo negro das nossas praias; Jogos no parque; Rebenta a Bolha; Lebre na terra – Peixe na água; “Climagir”.

“O Duende vegan”: Workshop de Culinária

Cozinhar não é somente o seu ato. Esta pode ser uma atividade recreativa, bem como uma experiência educativa que faculta benefícios para as crianças.

Nesta atividade os participantes podem, em contexto lúdico, trabalhar diversas competências como: o trabalho em equipa, a autonomia, os diversos sentidos e, ainda, descobrir a doçaria numa variante dita “saudável” e contactar com os produtos endógenos da região, tendo em conta as tradições da mesma.

A caixa

“A Caixa” contempla um diverso conjunto de atividades que vai dirigir as crianças a experienciar diferentes áreas como: música, dança, teatro, cuidado do corpo e mente.

Nesta atividade, de forma descontraída, procuramos o conhecimento das possíveis ações humanas, que podem alterar a nossa forma de ser e estar no mundo, privilegiando “o cuidar de nós”.

Atividades: “O que se passa aqui?”; Ecos na natureza com…; Jogos com água; Gota a gota alguidar cheio; A dança dos “bichos”; Ecos no parque; Tradições de CÁ; Arqueologia; Piquenique em família; Tardes de histórias; entre outras.

O Bando das sapatilhas

“Se um bom hábito se instala desde muito cedo, dificilmente se perderá ao longo dos anos”.

Ter crianças em movimento, dentro e fora de água, é contribuir para que cresçam de forma saudável e, mais importante ainda, despertar nelas o interesse pelas atividades físicas, onde os benefícios passam pela tomada de conhecimento das suas capacidades e do seu corpo, fortalecimento da estrutura óssea e muscular, melhorar a postura corporal, bem como o equilíbrio e contribuir, ainda, para a autoestima elevada e socialização.

Atividades: Férias desportivas; Piscina; Caminhadas;

Cin´ Açor

A atividade “Cin’ Açor” vai decorrer todas as semanas, com a exibição das últimas longas-metragens de cinema de animação.

Preço: 2,50€