Mês Sénior – Arganil 2019

Data Inicial: 21-09-2019
Data Final: 28-10-2019

 

Oficinas de costura, sessões de cinema e leitura, encontros convívio, dança, workshops e sessões de sensibilização são algumas das atividades que compõem o programa do «Mês Sénior», a decorrer até ao final de outubro, em Arganil. Promovido pela Câmara Municipal e pela Rede Social, a iniciativa pretende “proporcionar experiências diferentes e de enriquecimento social e pessoal, num sério compromisso de reconhecimento e valorização de todos os cidadãos seniores, assumido pela autarquia”, destaca o vereador da Ação Social do Município de Arganil, Luís Almeida.

O «Mês Sénior», sublinha, “procura ser um estímulo para a população mais idosa do concelho, impulsionando hábitos de vida saudáveis, momentos de convívio e troca de experiências, estimulando e valorizando as suas capacidades através da participação ativa”.

Depois de no dia 21 de setembro terem feito o gosto ao dedo, na oficina de costura promovida pelo projeto “Costurar Valores – Uma experiência de economia circular em Arganil”, os participantes caminharam, no dia 22, pela consciencialização da Doença de Alzheimer, no Passeio da Memória.

No dia 26 de setembro vão decorrer dois Workshops Informativos, no âmbito do “Envelhecimento Ativo SOS Consumidor”, enquadrado no Protocolo celebrado entre a DECO e Município de Arganil, com a envolvência dos parceiros sociais e Munícipes.

Já no dia 29 de setembro, o Município de Arganil promove a 12.ª edição do “Seniores em Movimento”, a atividade que vai guiar os participantes numa visita pelo património histórico e religioso de Mafra e proporcionar um animado almoço convívio.

Ao longo do mês de outubro vai decorrer em todas as instituições da rede solidária um Ciclo de Cinema, dando a oportunidade aos seniores de rever alguns dos seus filmes favoritos, disponíveis no fundo documental da Biblioteca Municipal Miguel Torga.

Ainda no mesmo período, decorrerá a atividade “Leitura das Memórias”, através da deslocação de um técnico da Biblioteca Municipal Miguel Torga a todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social e Misericórdias do concelho.

Durante a última semana de outubro decorrem diversas Ações de Sensibilização sobre a doença de alzheimer, quer dirigidas à comunidade em geral, quer aos colaboradores das Instituições Particulares de Solidariedade Social e Misericórdias concelhias.

A encerrar as comemorações, no dia 28 de outubro – Dia Mundial da Terceira Idade, os seniores são convidados a participar num “Chá Dançante”, proporcionando-lhes momentos de convívio e de dança, enfatizando estilos de vida saudáveis.