Noites de Verão 2019

Data Inicial: 03-08-2019 21:30H
Data Final: 30-08-2019
Localidade: Arganil
Local do Evento: Praça Simões Dias

 

Agosto é sinónimo de animação na Praça Simões Dias. Pelo 14º ano consecutivo, o evento que aquece as noites da estação estival – “Noites de Verão” – tem lugar nos dias 3, 10, 17, 24 e 30 de agosto e promete espetáculos culturais diferenciados e animados com início pelas 21h30.

A abrir esta edição, no dia 3 de Agosto, cumprindo aquela que também já é uma tradição neste evento, o palco das Noites de Verão recebe a XXIX Mostra de Folclore, numa organização do Grupo Folclórico da Região de Arganil e que este ano terá como convidado um grupo de folclore vindo do Brasil.

No dia 10 de agosto, o palco está reservado para receber o espetáculo “O Enredo” que cruza dança, teatro, música e multimédia à volta da figura de Sesnando Davides, governador de Coimbra e figura marcante na preservação da paz e coexistência de vários povos e crenças nas margens do Mondego. Integrado no programa “Coimbra Região de Cultura”, é um projeto cultural promovido pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra e operacionalizado pela Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, no qual estão representados dez artistas correspondentes a cada um dos dez municípios da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.

Os talentos do concelho vão estar à prova no dia 17 de agosto através do concurso organizado e dinamizado pela Associação Juvenil CUME. Sob o nome “Guerra dos Talentos” e com diferentes categorias como canto, dança, instrumento, representação, pintura e artes plásticas, esperam-se em palco grandes desafios pelo prémio final.

As concertinas vão ecoar na Praça com o já habitual “Encontro de Concertinas”, no dia 24 de agosto, promovido pelo Grupo Sons e Suadelas. Esta edição contará com Sérgio Mirra como convidado, num espetáculo que é já uma marca de puro convívio noite dentro.

O encerramento das noites mais quentes do ano tem data marcada para o dia 30 de agosto, sexta-feira, a partir das 18h30 até às 01h00, com a 2ª edição da Noite Branca de Arganil. Para além de promoções e oportunidades no comércio local e tradicional, é esperada muita animação de rua através de espetáculos pontuais um pouco por todo o centro histórico.