Biorresíduos

Compostar é Reciclar

Encontram-se abertas as inscrições para o “Compostar é Reciclar”, projeto que consiste na implantação de um sistema de compostagem doméstica e comunitária em todo o concelho, como forma de valorização dos bioresíduos, contribuindo para a diminuição do peso dos resíduos urbanos biodegradáveis nos resíduos indiferenciados depositados em aterro. Este projeto dirige-se especificamente a IPSS, escolas e a cidadãos com idade superior a 18 anos, que residam no Concelho de Arganil, em habitação permanente com jardim ou terreno.

Pretende-se com este projeto abranger 500 alojamentos do Concelho de Arganil, o que significa a distribuição gratuita de 500 compostores domésticos, 500 baldes pequenos para colocar resíduos frescos de cozinha e 500 arejadores para facilitar a compostagem.

Para fazer a sua inscrição, preencha por favor o formulário online e submeta ou se preferir imprima a versão para impressão e remeta por e-mail para ambiente.saude@cm-arganil.pt.

Cartaz promocional – Compostar é Reciclar

Folheto promocional – Compostar é Reciclar

FORMULÁRIOS:

Formulário de inscrição (online) – Compostar é Reciclar (Compostagem Doméstica e Comunitária no Concelho de Arganil)

Formulário de inscrição – (versão para impressão)

Estudo para o desenvolvimento do sistema de recolha e de valorização na origem de biorresíduos no município de Arganil

No âmbito da elaboração do Estudo Municipal para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha e de Valorização na origem de Biorresíduos no Concelho de Arganil, financiado pelo Fundo Ambiental ao abrigo do Despacho n.º 7262/2020, de 17 de Julho de 2020, decorreu de 19 de maio a 12 de junho o período de consulta pública da versão preliminar do Estudo.

No âmbito da consulta pública, foi realizada uma sessão de apresentação pública da versão preliminar do Estudo no dia 8 de junho de 2021.

A elaboração deste estudo tem como objetivo efetuar um diagnóstico e estabelecer uma estratégia com vista à implementação de melhores soluções e mais eficientes para a valorização dos biorresíduos no Concelho de Arganil, onde se incluem os resíduos alimentares e os resíduos biodegradáveis de jardins.

Pode consultar a versão preliminar aqui.

Pode consultar a versão final do estudo aqui.