Estratégia de Biorresíduos

Formulário de inscrição – Compostar é Reciclar (Compostagem Doméstica e Comunitária no Concelho de Arganil)

Compostar é Reciclar

Neste dia Mundial do Ambiente é com bastante satisfação que o Município de Arganil informa que a partir de hoje, 5 de junho, encontram-se abertas as inscrições no Projeto “Compostar é Reciclar”. As inscrições dirigem-se a IPSS, Escolas e a cidadãos com idade superior a 18 anos, que residam no Concelho de Arganil, em habitação permanente com jardim ou terreno.

Os interessados devem efetuar a sua inscrição através do preenchimento da ficha disponível aqui. Após o preenchimento, a ficha deve ser enviada para o e-mail: ambiente.saude@cm-arganil.pt ou entregue no Balcão Único da Câmara Municipal de Arganil.

O projeto “Compostar é reciclar” consiste em implementar um sistema de compostagem doméstica e comunitária em todo o concelho, como forma de valorização dos bioresíduos, contribuindo assim para a diminuição do peso dos resíduos urbanos biodegradáveis nos resíduos indiferenciados depositados em aterro. Pretende-se com este projeto abranger 500 alojamentos do Concelho de Arganil, o que significa a distribuição gratuita de 500 compostores domésticos, 500 baldes pequenos para colocar resíduos frescos de cozinha e 500 arejadores para facilitar a compostagem.

Ficha de inscrição

Consulta pública – versão preliminar do Estudo Municipal para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha e de Valorização na origem de Biorresíduos no Concelho de Arganil

No âmbito da elaboração do Estudo Municipal para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha e de Valorização na origem de Biorresíduos no Concelho de Arganil, financiado pelo Fundo Ambiental ao abrigo do Despacho n.º 7262/2020, de 17 de Julho de 2020, encontra-se a decorrer o período de consulta pública da versão preliminar do Estudo, a qual decorre pelo período de 25 dias, iniciando-se a 19 de maio e prolongando-se até 12 de junho.

A versão preliminar do estudo pode ser consultada aqui ou presencialmente no Gabinete de Ambiente da Câmara Municipal de Arganil, no Edifício dos Paços do Concelho, diariamente, de 2.ª a 6.ª feira, entre as 10.30h – 12.30h e as 14.30h – 16.30h, com marcação prévia através do número de telefone 235200177.

Caso pretenda fazer consulta presencial, deve cumprir as regras emanadas pela DGS, no âmbito da pandemia por Covid.

Os interessados deverão endereçar as suas sugestões por escrito ao Presidente da Câmara Municipal, dentro do prazo supra mencionado.

No âmbito da consulta pública, será realizada uma sessão de apresentação pública da versão preliminar do Estudo em data a anunciar brevemente.

A elaboração deste estudo tem como objetivo efetuar um diagnóstico e estabelecer uma estratégia com vista à implementação de melhores soluções e mais eficientes para a valorização dos biorresíduos no Concelho de Arganil, onde se incluem os resíduos alimentares e os resíduos biodegradáveis de jardins.

Edital

Estudo Municipal para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha e de Valorização na origem de Biorresíduos no Concelho de Arganil – versão Preliminar do Estudo