Ministra do Trabalho juntou-se a Luís Paulo Costa para fazer “Renascer Piódão”

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, juntou-se a Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, na ação de reflorestação da Fundação Inatel “Renascer Piódão”, no dia 24 de janeiro. Realizada com o apoio da Câmara Municipal de Arganil, a iniciativa teve lugar numa das encostas da Aldeia Histórica do Piódão, em área ardida durante os incêndios de 2017.

A ação de plantação de 300 castanheiros contou, num total de 200 pessoas, com o envolvimento dos utentes da APPACDM de Arganil, com o voluntariado dos alunos da Escolas Secundária de Arganil e com a “mãozinha” do vereador da Ação Social, Luís Almeida, do presidente da Assembleia Municipal, Ricardo Pereira Alves, do administrador da Fundação Inatel, José Alho, e com a equipa de secretários de Estado da Ministra Ana Mendes Godinho.

Dando as boas-vindas a todos os que aceitaram para fazer parte de uma ação de grande simbolismo para o território, Luís Paulo Costa agradeceu, em particular, à Fundação Inatel, aos seus dirigentes e aos seus colaboradores pelo trabalho de mobilização realizado em torno da ação. “A Inatel é um parceiro absolutamente estratégico para a Câmara Municipal, nomeadamente no que diz respeito à promoção da atividade turística do território”, sublinhou o presidente da autarquia. “Ficamos muito satisfeitos com esta ação, que, apesar de simbólica, demarca bem aquilo que pode ser o caminho o futuro do nosso território e do nosso país”.

Já depois de arregaçar as mangas e plantar uma mão cheia de castanheiros, Luís Paulo Costa expressou a sua satisfação por voltar receber no concelho de Arganil Ana Mendes Godinho. “A senhora Ministra tem o condão de vir a Arganil e dar-nos boas notícias, as coisas acontecem quando vem e, portanto, se puder vir todos as semanas a Arganil ficarei muito satisfeito”, disse, animado e em jeito de convite, o presidente da Câmara. Retribuindo e agradecendo as palavras calorosas do autarca, Ana Mendes Godinho aproveitou para reforçar a importância da iniciativa.

“Este tipo de ações são transformadoras do planeta e obrigam-nos a ter esta disponibilidade para trabalhar em conjunto em torno de causas comuns”, referiu a Ministra, sublinhando o caráter solidário e inclusivo associado à iniciativa, bem como a sua capacidade para envolver naturalmente a sociedade civil. Trata-se de “uma semente simbólica daquelas que são as nossas ambições durante 2020, de dinamizar ações de voluntariado, de responsabilidade social, com um foco muito grande na coesão territorial, criando instrumentos e formas de colocar o interior no mapa”.

O primeiro passo para a concretização da ação “Renascer Piódão” foi dado pela Inatel logo após os grandes incêndios de outubro de 2017, através da ação de angariação de donativos levada a cabo junto dos associados, na Grande Festa de Natal. Seguiu-se o planeamento da rearborização, com castanheiros, espécie autóctone característica da região, que se materializou no terreno, na passada sexta-feira.