Vacinas contra a gripe gratuitas para maiores de 60 anos nas farmácias do concelho

A partir de hoje e, no âmbito do programa Vacinação SNS Local, todas as pessoas com 60 anos ou mais podem dirigir-se às farmácias do concelho aderentes e sem necessidade de prescrição médica, para que lhes seja administrada a vacina contra a gripe. Esta nova medida surge de uma alteração dos critérios dos grupos prioritários à toma da vacina, plasmados no protocolo estabelecido entre esta autarquia e a ANF desde novembro.

Mantém-se à luz do protocolo a vacinação gratuita às pessoas com mais de 6 meses e menos de 60 anos que residam no concelho, frequentem os estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e, apresentem as patologias crónicas ou condições incluídas nos grupos abrangidos pela vacinação gratuita.

Consciente de que a vacinação de determinados grupos populacionais é altamente recomendada e que as farmácias são um espaço de referência, que concilia competências técnicas e humanas, mantendo um papel fundamental de proximidade com o utente, o Município de Arganil associa-se assim a este programa na forma de comparticipação do serviço de administração de vacinas nas farmácias concelhias.

Com o aproximar da época festiva do Natal e final de ano, acreditamos que esta é mais uma medida de grande importância na promoção da saúde pública, com impacto positivo na proteção das pessoas e dinamização da economia local.