Edifício dos Paços do Concelho

Breve Historial

Erigido na presidência de Câmara do Sr. Capitão António Pedro Fernandes, e após longas discussões sobre a escolha do local para a sua localização, a construção do edifício dos Paços do Concelho teve início em 1935, sendo que, ainda sem marcação da época da inauguração oficial do edifício, já em meados do ano de 1939, se encontravam nele instaladas todas as repartições públicas.

No rés/chão do edifício encontravam-se instaladas a Secção de Finanças, a Tesouraria da Fazenda Pública, a Agência da Caixa Geral de Depósitos e a Oficina de Aferição de Pesos e Medidas. No primeiro andar, encontrava-se o espaçoso Salão do Tribunal, os Gabinetes dos Magistrados, a Secretaria Judicial, a Conservatória do Registo Predial e a Conservatória do Registo Civil. No segundo andar, ficava a sala das Sessões de Câmara, o Salão Nobre, a Biblioteca, a Secretaria e Tesouraria Municipal, o Gabinete da Presidência da Câmara, a Delegação de Saúde, a Repartição do Veterinário Municipal, o Gabinete do Delegado do Governo, as salas de inspeções e revistas militares, entre outros.

A 30 de Setembro de 1939, foi realizada a primeira Sessão de Câmara no novo edifício, tendo a inauguração oficial do edifício ocorrido no dia 8 de Setembro de 1941.

Objeto de diversas obras de recuperação e beneficiação ao longo dos anos, sofreu em 2021 profundas obras de remodelação, tendo recebido modificações de forma a acomodar a modernização dos Serviços Municipais.

Serviços:

• Órgãos políticos da Assembleia Municipal (Presidente e Deputados Municipais), da Câmara Municipal (Presidente e Vereadores) e respetivos Gabinetes de Apoio
  • Gabinete Municipal de Proteção Civil
  • Gabinete Técnico Florestal
  • Gabinete de Ambiente e Saúde
  • Gabinete de Obras Particulares
  • Gabinete de Obras Municipais
  • Gabinete de Informática
  • Gabinete de Recursos Humanos
  • Gabinete Contencioso
  • Gabinete de Fundos Europeus e Gestão da Qualidade
  • Secção de Administração Geral
  • Secção Financeira

Todos os serviços de atendimento ao público do Município de Arganil centralizam-se no Balcão Único.

Localização e contactos:
Praça Simões Dias, Apartado 10, 3304-954 Arganil
Telefone: 235 200 150
Fax: 235 200 158
E-mail: geral@cm-arganil.pt

Horário de Funcionamento dos serviços:
De Segunda a Sexta-Feira das 9h00 às 17h30

Balcão Único