Recolha Indiferenciada de Resíduos Urbanos

A recolha indiferenciada, tal como o nome indica, resulta da recolha indiferenciada dos resíduos produzidos. No local de produção estes resíduos são misturados e depositados em contentores independentemente do tipo.

A Câmara Municipal de Arganil aderiu ao Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos do Litoral Centro – ERSUC (Empresa de Resíduos Sólidos do Centro, S.A.), altura em que passou a encaminhar os resíduos recolhidos para o Aterro Sanitário de Coimbra, localizado em Taveiro, existindo ainda uma Estação de Transferência e Ecocentro localizada na Chapinheira, concelho de Góis, que abrange os concelhos de Arganil, Góis e Vila Nova de Poiares.

A Câmara Municipal de Arganil efetua a recolha e transporte dos resíduos indiferenciados para a Estação de Transferência de Chapinheira (Góis), contando também com o apoio das Juntas de Freguesia, através de delegação de competências e por sua vez, a ERSUC realiza o transporte e a deposição dos mesmos no CITVRSU – Centro Integrado de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos, localizado em Vil de Matos, sendo esta última, a responsável pela gestão e tratamento dos resíduos urbanos produzidos neste Município.

Para a deposição dos resíduos sólidos urbanos indiferenciados, os munícipes têm à disposição contentores destinados para o efeito e com uma capacidade de 800L e 120L. Têm ainda, papeleiras destinadas à deposição de resíduos sólidos produzidos na via pública.

A recolha dos RU efetua-se por dois camiões (com capacidade de 15m3 cada), que seguem, cada um, um determinado circuito previamente estipulado, efetuando-se este serviço entre segunda-feira e sábado, das 4h às 11h de acordo com as tabelas 1 e 2, a seguir apresentadas.

Dia da semana Circuito realizado
segunda-feira Barril de Alva, Vila Cova de Alva, Anceriz, Pomares, Porto Silvado, Sobral Magro, Agroal, Foz da Moura, Barrigueiro, Sorgaçosa, Casarias, Moura da Serra, Monte Frio e Ecoponto do Monte Frio.
terça-feira Machorro, Coja, Casal de S. João, Vinhó, Cerdeira, Dreia, Deflores, Benfeita e Pisão.
quarta-feira Mourão, Torrozelas, Cepos, Teixeira, Porto Castanheiro, Monte Redondo, Salgueiro, Alqueve, Mancelavisa, Bocado, Mosteiro, Folques, Valbona, Póvoa de Folques, Mont’Alto e fundo do Mont’Alto.
quinta-feira Coja e toda a freguesia de S. Martinho da Cortiça.
sexta-feira Barril de Alva, Vila Cova de Alva, Anceriz, Pomares, Porto Silvado, Sobral Magro, Agroal, Foz da Moura, Barrigueiro, Sorgaçosa, Casarias, Moura da Serra, Monte Frio e Ecoponto do Monte Frio.
sábado Folques, Salgueiral de Coja, Coja, Benfeita, Pisão e Cerdeira.

Tabela 1 – Circuito efetuado pelo camião n.º1

Dia da semana Circuito realizado
segunda-feira Arganil (bairros), Lomba, Nogueira, Secarias, Sarzedo, Casal de Sarzedo, Malhadinha, S. Pedro e Gândara Chã.
terça-feira Arganil (parte), Casal de S. José, Pereiro, Sequeiros, Celavisa, Jurjais, Pracerias, Linhares, Caratão, Vale Cordeiro, Rochel, Liboreiro, Casal de Frade, Aveia, Servo, Couços, Alcaria, Priados, Ribeira da Aveia, Sarnadela, Portela de Vale Diogo, Lomba de Pombeiro, Aldeia Nova, Pombeiro da Beira, Póvoa da Rainha Santa, Bufalhão, Picadouro, Vilarinho, Murganheira, Chãs Grandes, Salgueiral e Chapinheira.
quarta-feira Arganil, Alagoa, S.Pedro, Cadavais, Maladão, Covais, Roda, Fronhas e fábricas da Relvinha.
quinta-feira Arganil (bairros), Lomba, Nogueira, Secarias, Sarzedo, Casal do Sarzedo, Malhadinha, S. Pedro e Gândara Chã.
sexta-feira Arganil, S. Pedro, Alagoa e Vilarinho.
sábado Arganil, Casal de S. José, Celavisa, Rochel e fábricas da Relvinha.

Tabela 2 – Circuito efetuado pelo camião n.º2

Evolução da Produção de Resíduos Sólidos Urbanos no Concelho de Arganil

Como se pode verificar no gráfico supra, “quantidade de resíduos urbanos recolhidos e tratados no Concelho de Arganil”, em 2014 verificou-se um aumento dos resíduos urbanos recolhidos e entregues na ERSUC, ou seja, em 2013 a quantidade de resíduos urbanos foi de 3730 toneladas, sendo que em 2014 foi de 3946 toneladas, este aumento poderá ter sido devido a limpeza de deposições ilegais de resíduos que o Município efetuou no Concelho.

Regras de deposição de resíduos:
– Depositar sempre o lixo dentro do contentor e em sacos plásticos devidamente fechados (no caso do contentor se encontrar cheio, desloque-se a outro contentor mais próximo ou guarde o lixo em casa, depositando-o no dia seguinte);
– Deixar o contentor sempre fechado;
– Não colocar publicidade no contentor;
– Não danificar o contentor;
– Não deslocar o contentor do local estabelecido;

Resíduos que não devem ser colocados nestes contentores:
– Materiais recicláveis (embalagens de plástico, metal, vidro, papel e cartão, exceto quando contaminadas);
– Pneus e sucatas;
– Colchões e mobiliários;
– Electrodomésticos;
– Ramos de árvores e arbustos e restos de relva;