Município de Arganil é membro fundador da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude

O Município de Arganil integra enquanto membro fundador, a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, que se apresenta como uma plataforma privilegiada para a definição e debate das Políticas de Juventude de base local e que conta já com a adesão de mais de 70 municípios portugueses.

Através da adesão a esta plataforma da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), pretende esta autarquia estreitar os compromissos assumidos no que à evolução das políticas locais da juventude diz respeito, numa ótica de colaboração e partilha de boas práticas associativas e municipais. Criada no final de 2020 pela FNAJ, com a missão de consolidar a ligação e a cooperação entre o movimento associativo juvenil e as Autarquias, esta rede é pioneira na conceção, implementação e avaliação de políticas locais de juventude estruturantes e sustentáveis, potenciando uma abordagem inovadora das questões da participação jovem.

O convite, prontamente aceite pelo Município de Arganil, destaca o acesso a uma rede nacional com partilha de boas práticas municipais em matérias de políticas de juventude; a criação de sinergias, contactos e partilha de informação privilegiada num grupo restrito; a participação prioritária e acesso a seminários e cimeiras sobre “Associativismo e Juventude”, assentes em processos de educação não formal e diálogo jovem.

Com mais de 1000 federações regionais e associações juvenis de base local, a FNAJ assume-se como o parceiro mais capaz junto dos municípios portugueses desafiando-os a serem maiores e melhores parceiros da sua juventude.