Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

A Biblioteca de Coja foi criada em 1965, começando por ser a Biblioteca Fixa nº 95 da Fundação Calouste Gulbenkian e começou a prestar os seus serviços à população, em Julho do mesmo Ano.

Entregue à Associação dos Bombeiros Voluntários de Côja, foi instalada no antigo Quartel da Associação, em exíguas instalações e com horário diminuto.
Em finais de 1980, foi transferida para o Edifício da Casa do Povo de Coja.

Só a partir de 7 de Outubro de 1991, com o apoio da Câmara Municipal de Arganil, a Biblioteca foi instalada na Casa da Cultura de Côja, onde era a antiga Escola Primária, um edifício com características arquitetónicas da época da República.

Em 1999, as instalações foram totalmente remodeladas, com o fim de disponibilizar aos seus utilizadores, uma maior comodidade e qualidade de serviços.
Após essas obras de remodelação, foi inaugurada a 8 de Setembro de 2001, com o nome de Biblioteca Alberto Martins de Carvalho.

A instalação da Biblioteca na Vila de Coja, ter-se-á ficado a dever à persistência e influência de Alberto Martins de Carvalho, que enquanto Consultor da Fundação Calouste Gulbenkian, não se poupou a esforços para que a terra onde viveu, beneficiasse de tão importante ”veículo de cultura” para o povo do interior.

O nome dado à Biblioteca, é assim, uma homenagem ao Professor Alberto Martins de Carvalho.
A Biblioteca Alberto Martins de Carvalho, é hoje uma Biblioteca moderna, adaptada de forma a satisfazer as exigências de hoje, servindo as populações de todo o Alto Concelho de Arganil, sendo espaço de Cultura vivo e atuante.

Regulamento

Horário: