Praias distinguidas do concelho de Arganil já exibem galardões

Hastear de Bandeiras Praia Fluvial de Pomares 2022

Cadeira Anfibia Coja 2022 (2) Min

Hastear Bandeiras Coja 2022 (1) Min

Hastear Bandeiras Coja 2022 (2) Min

Hastear Bandeiras Pf Pomares 2022 (1) Min

Hastear Bandeiras Pf Pomares 2022 (2) Min

Hastear Bandeiras Pf Pomares 2022 (4) Min

Hastear Bandeiras Piódão 2022 (1) Min

Hastear Bandeiras Piódão 2022 (2) Min

Hastear Bandeiras Piódão 2022 (3) Min

Hastear Da Bandeira Pf Benfeita 2022 (1) Min

Hastear Da Bandeira Pf Benfeita 2022 (3) Min

Hastear Da Bandeira Pf Benfeita 2022 (4) Min

Hastear Da Bandeira Pf Benfeita 2022 (5) Min

Hastear Da Bandeira Pf Benfeita 2022 (7) Min

Pf Coja 2022 (2) Min

Pf Piódão 2022 (2) Min

Pf Piódão 2022 (3) Min

Pf Pomares 2022 (1) Min

Pf Piódão 2022 (4) Min

As Praias Fluviais do concelho de Arganil, distinguidas com os diferentes galardões ambientais e de acessibilidade para a época balnear 2022, exibem desde a passada terca-feira, após uma cerimónia simbólica de hastear de bandeiras, os respetivos estandartes. Este ano e para além dos habituais galardões, todas elas vão exibir ainda a bandeira colorADD e integrar o seu respetivo sistema gráfico.

Neste périplo pelas praias agraciadas apenas ficou de fora a praia da Cascalheira em Secarias que já havia hasteado os seus galardões para 2022 em 13 de junho, data na qual iniciou a sua época balnear.

Presentes na cerimónia que percorreu as praias de Benfeita, Pomares, Piódão e Côja, estiveram o vereador do Ambiente, Luís Almeida; o Presidente do Conselho de Administração da Águas do Centro Litoral (AdCL), Alexandre Tavares; a representante do projeto ColorAdd, Clara Pinto e os respetivos Presidentes de Junta e União de Freguesias de cada uma destas praias.

Para além da já conhecida “Bandeira Azul” que atesta a qualidade superior da água e das infraestruturas de apoio e segurança, exibida nas Praias de Côja, Piódão e Cascalheira – Secarias; da bandeira “Qualidade de Ouro”, que distingue a qualidade da água balnear, agora exposta nas praias de Côja, Piódão e Cascalheira – Secarias e, do galardão “Praia Acessível” que reconhece as praias que reúnem condições de acessibilidade e usabilidade a pessoas com mobilidade condicionada, exibida em Pomares, Benfeita, Cascalheira – Secarias e Côja, todas elas exibem ainda, fruto de uma colaboração com a AdCL, a bandeira colorADD. Esta bandeira indica a utilização nessas praias, do sistema gráfico de identificação de cores para daltónicos, aplicado não só às bandeiras de praia como aos contentores de recolha seletiva de resíduos. Naturalmente e nas palavras do Vereador do Ambiente, Luís Almeida, este galardão “veio tornar as praias ainda mais inclusivas”, o que significa que “caminhamos no sentido da sua valorização contínua”. Ainda no que respeita à inclusão e acessibilidade, as praias de Côja e Cascalheira-Secarias dispõem ainda, para esta época balnear, de uma cadeira anfíbia que possibilita o acesso à água a pessoas com mobilidade reduzida.

Em declarações, Luís Almeida não deixou de referir o orgulho da Câmara Municipal por, “pela primeira vez ter três praias fluviais com água Qualidade de Ouro, apenas atribuído a praias com excelência da qualidade das suas águas”. Três, é também o número de Bandeiras Azuis atribuídas a Arganil, o que foi também por si referido e que, coloca o concelho no lugar cimeiro do ranking de Municípios da Região Hidrográfica do Centro, com maior número de praias galardoadas.

Em jeito de conclusão, e referindo-se à época balnear 2022, que termina em 11 de setembro na praia da Cascalheira – Secarias e a 31 de agosto nas restantes, o Vereador do Ambiente ambiciona “depois de uma pandemia, que ainda não terminou e tem condicionado todas as atividades, que este ano seja um ano de verdadeira recuperação e de vermos as nossas praias e o nosso concelho cheio de gente”, reforçando a parceria e colaboração das Juntas e Uniões de Freguesia na conquista destes galardões que, nas suas palavras é um “investimento no Turismo, que permite atrair milhares de pessoas ao concelho”.