• Este evento já decorreu.

Comemorações Feriado Municipal

3 Setembro, 2021 @ 0:00 - 8 Setembro, 2021 @ 0:00

O Feriado Municipal vai comemorar-se em Arganil em clima de festa e reencontro, através de uma programação estendida e transversal, que abarca nomes maiores da música e do entretenimento nacionais, para além de outras atividades lúdicas, comemorativas e culturais.

Com início no dia 3 de setembro, pelas 15h00, as comemorações abrem com a inauguração da exposição “À Beira do Fado”, patente no Átrio de Exposições Guilherme Filipe, no edifício da Câmara Municipal de Arganil. Esta exposição surge no âmbito do projeto com o mesmo nome e traduz-se na promoção do fado enquanto expressão artística, numa programação conjunta entre este e os Municípios de Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra, que vai associar grandes nomes das artes nacionais com o tecido artístico e associativo de cada um dos territórios. Toda a programação será conhecida em breve.

No dia 4 de setembro, encontro marcado na Cerâmica Arganilense com o humorista Francisco Menezes, conhecido pela sua participação no programa televisivo “Levanta-te e Ri” e por ter, como o próprio admite “tendência natural para o disparate”. O dia seguinte, 5 de setembro, inicia pela tarde com o “Acompanharte Fest”, um festival de animação assente na promoção da coesão de todo o território e de todas as camadas da população, com três espetáculos: “Mickey e Minnie” em desfile pela Avenida José Augusto Carvalho, pelas 15h00 seguido de “Trica Larica”, pelas 15h30 na Fonte de Amandos” e “The bastard poet” na Biblioteca Municipal de Arganil às 17h00. A programação deste dia termina pela noite dentro na Cerâmica Arganilense, com o espetáculo de apresentação do mais recente disco do baterista arganilense Marito Marques, que vai contar com a participação de convidados de peso da música nacional.

O dia 6 de setembro está guardado para a atuação de Pensão Flor, grupo cuja sonoridade toma influência nas músicas de outras latitudes, como o tango, a morna e a música popular brasileira, cruzando-as com aquilo que considera ser a sua base, o Fado. Este espetáculo insere-se no projeto de programação patrimonial e cultural em rede Coimbra Região de Cultura, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

O Feriado Municipal de Arganil, abre com a habitual Sessão Solene Comemorativa nos Paços do Concelho pelas 10h30 e termina em beleza, na Cerâmica Arganilense com uma das vozes mais representativas da nova geração do fado, o consagrado fadista Camané, que se vai juntar à Filarmónica de Arganil, num dos eventos associados ao projeto “À Beira do Fado”, para uma prestação que se prevê memorável.

Não sendo possível realizar-se as longevas e típicas FICABEIRA e Feira do Mont’Alto, de acordo com as atuais contingências, a programação que prevê homenagear a cultura, o território e o encontro dos arganilenses, fecha no dia 8 de setembro, a partir das 16h00 com as Comemorações do 20º Aniversário da Biblioteca Alberto Martins de Carvalho, em Coja.

Todos os espetáculos noturnos têm lugar pelas 21h30 na Cerâmica Arganilense e são transmitidos via streaming através da página de facebook oficial. Ainda que gratuitos, os lugares presenciais disponíveis carecem de prévia reserva, junto da Biblioteca Municipal Miguel Torga ou através do endereço eletrónico bib-arganil@cm-arganil.pt.

3 Setembro, 2021 @ 0:00
Fim: