20º Aniversário da Biblioteca Alberto Martins de Carvalho – Coja

• Aniversário Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

No passado dia 8 de setembro comemorou-se o 20º aniversário da Biblioteca Alberto Martins de Carvalho em Coja.

Para assinalar o evento foi inaugurada a exposição biobibliográfica “Alberto Martins de Carvalho” e apresentado o livro infantil “Hiperpótamo na Savana da Lua Grande” da autoria de Sandra Santos.

Em 1991 a Biblioteca de Coja foi instalada na antiga Escola Primária da vila, esta passou por profundas obras de remodelação, as quais foram inauguradas a 8 de setembro de 2001, data a partir da qual a Biblioteca passou a ser designada como Biblioteca Alberto Martins de Carvalho.

Couberam à Dr.ª Paula Dinis, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Arganil, as palavras que deram início às comemorações do Aniversário, inaugurando a exposição sobre Alberto Martins de Carvalho e, referindo o convite à autora Sandra Santos para apresentar o seu mais recente livro, pelo enquadramento da sua temática pedagógica com o perfil de professor pedagogo do patrono da Biblioteca. Agradeceu a presença de todos os que quiseram participar no evento, tendo de seguida passado a palavra ao Sr. João Tavares, Presidente da União de Freguesias de Coja e Barril de Alva, o qual manifestou o seu apreço pela Biblioteca e o trabalho que esta desenvolve em prol da população que serve, referindo ainda a necessidade de continuamente valorizar o seu papel.

De seguida tomou a palavra o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Dr. Luís Paulo Costa, que ressalvou o desafio permanente que é o incentivo à leitura e a importância de relembrar Alberto Martins de Carvalho pelo seu papel na instalação em Coja de um equipamento tão importante como são as Bibliotecas. Terminando a sua intervenção dirigiu palavras de apreço aos colaboradores e funcionários da autarquia, aos professores, pelo papel que desempenham “no desafio permanente e vivo de levar os livros até às pessoas do nosso concelho, é esse desafio constante que queremos manter”.

Seguiu-se a apresentação do livro “Hiperpótamo da Savana da Lua Grande” da autoria de Sandra Santos. De acordo com Teresa Adão, diretora da editora Edições Esgotadas, esta obra tem uma intenção pedagógica ou didática solidária e de cidadania”, sublinhando que de forma lúdica ajuda as crianças a respeitar e a aceitar as diferenças dos outros.

Sandra Santos referiu que este é o seu sexto livro e justificou a escolha do título “Hiperpótamo” por a hiperatividade ser o principal tema subjacente à sua história. Depois de apresentar uma sumula da sua obra, Sandra Santos referiu que o livro ora apresentado reuniu uma série de colaborações, nomeadamente da professora Maria Olívia Santos, autora do prefácio, da Psieducare e da Associação Clube PHDA responsável pela revisão científica.

As comemorações do 20º aniversário da Biblioteca Alberto Martins de Carvalho culminaram, como não poderia deixar de ser, com o cantar dos parabéns e o soprar das velas do bolo.