Barro (22)

Foi apresentado o espetáculo multidisciplinar BARRO no local que o vai acolher em julho

Barro (9)

Barro (4)

Barro 0

Barro (10)

Barro (3)

Barro (5)

Barro (6)

Barro (7)

Barro (11)

Barro (8)

Barro (12)

Barro (14)

Barro (15)

Barro (22)

Barro (16)

Barro (17)

Barro (18)

Barro (19)

Barro (21)

Barro (20)

Resultado de um trabalho de cocriação com um grupo nuclear de intervenientes, “Barro” convoca áreas de criação distintas, como dança, teatro, música e vídeo, para propor aos espetadores um espetáculo num percurso enraizado no espaço da antiga Cerâmica Arganilense. Foi no passado sábado apresentado, em conferência, no espaço onde vai ter lugar nos próximos dias 1 e 2 de julho.

Presentes nesta conferência estiveram o Presidente da Câmara, Luis Paulo Costa, a Vice-Presidente e Vereadora da Cultura, Paula Dinis; da Mundo em Reboliço, Filipa Francisco e Hugo Cruz e três participantes locais do projeto, Graça Moniz, Maria Vasconcelos e Carolin Hempel.

“Barro” é um projeto que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Arganil, a Mundo em Reboliço e diversas instituições locais de âmbito artístico, cultural e social. Com direção artística de Filipa Francisco e Hugo Cruz, foi desenvolvido ao longo de vários meses e nele estão envolvidas associações e agentes culturais locais, assim como pessoas residentes no município, com idades que vão dos 10 aos 85 anos, num total de mais de 50 participantes.

Partindo do barro, da sua maleabilidade e de objetos do quotidiano, neste espetáculo são convocadas memórias e sensações invisíveis para contar poeticamente histórias de uma terra, reinventando o espaço-tempo do presente e procurando uma projeção no futuro destas comunidades. “Barro” fala também de questões ambientais e políticas. Sobre o papel das fábricas nestes territórios, o processo de industrialização e a forma como a matéria barro foi central em determinadas zonas.

A ideia deste projeto surgiu na sequência de um trabalho iniciado em 2022 pelo Município de Arganil, no sentido de capacitar os agentes culturais e artísticos locais, assim como alargar o trabalho em rede nesta área. Um dos primeiros resultados deste trabalho foi a apresentação pública, em abril desse ano, da “Carta Cultural de Arganil”, elaborada pelos seus agentes e pela autarquia, em colaboração. Depois de um ciclo de formação levado a cabo pelo município, surgiu a ideia de fazer um espetáculo que implementasse na prática todos os conhecimentos transmitidos. É então que, surge o projeto Barro”.

O processo de criação passou por várias fases de trabalho. Uma primeira de carácter preparatório e de apresentação. Uma longa fase de investigação, na qual foram feitas entrevistas a antigos trabalhadores das cerâmicas que existiram no concelho, a pessoas relacionadas com o tema e a um historiador, bem como foram feitos levantamentos textuais e fotográficos. Depois, uma fase de diálogo entre esta investigação e os corpos dos participantes e em seguida, chegou-se à partitura: como é que esta investigação já colocada nos corpos resulta numa dramaturgia com princípio, meio e fim.

O espetáculo “Barro” vai ter duas sessões, uma no dia 1 de julho e outra no dia seguinte, dia 2 de julho, ambas pelas 18h00, na Cerâmica Arganilense. Os lugares são gratuitos mas limitados e carecem de reserva, que pode ser feita nas Bibliotecas Municipal de Arganil ou Alberto Martins de Carvalho, em Coja, na Piscina Municipal de Arganil ou ainda através dos contactos 235 200 135 ou 235 200 140.