Município de Arganil associou-se ao projeto «Faz da Tua Escola um Viveiro»

A Lousitânea, em parceria com a Fundação Benfica, o Agrupamento de Escolas de Arganil e o Município de Arganil, concretizaram, no passado dia 22 de janeiro, a plantação de árvores do projeto “Faz da Tua Escola um Viveiro”.

Esta ação de educação ambiental, inserida num projeto de prevenção e sensibilização para riscos em vários ambientes, foi apresentado pela primeira vez no Agrupamento de Escolas de Castanheira de Pera, em 2018, e foi colocada em prática em 13 municípios afetados pelos grandes incêndios de 2017, sendo o seu público alvo as crianças do 1.º Ciclo.

O projeto consiste na criação de um espaço de viveiro com espécies autóctones, o carvalho-negral (Quercus pyrenaica) e o carvalho-alvarinho (Quercus robur), nas escolas, alargando também a iniciativa às famílias das crianças.

A implementação da ação teve duas fases, na 1ª a ação de educação ambiental propriamente dita, que consistiu numa pequena abordagem teórica e na realização de uma sementeira e apadrinhamento com os alunos em Janeiro e Fevereiro de 2019, a 2ª fase a plantação das árvores germinadas na 1ª fase, após processo de crescimento.

No concelho de Arganil a primeira fase do projeto desenvolveu-se nos dias 13, 14 e 18 fevereiro de 2019, com 4 turmas da EB1 de Coja, 2 turmas da EB1 de Sarzedo, 1 turma da EB1 de Pomares, 3 turmas da EB1 de S. Martinho da Cortiça, 8 turmas da EB1 de Arganil e 3 turmas do Jardim de Infância de Arganil, tendo sido semeados no total 700 carvalhos.

Na 2.ª fase, o Município de Arganil, preparou e disponibilizou um espaço na Quinta do Mosteiro, onde foram plantadas, no passado dia 22 de janeiro, algumas destas árvores, contribuindo para a reflorestação do concelho com espécies da floresta autóctone, fundamentais para a flora e fauna, resilientes à passagem dos incêndios, mas também muito importantes para o sequestro de carbono.