Adoção de animais no Centro de Recolha Animal de Arganil

O Centro de Recolha Animal de Arganil acolhe vários cães que se encontram disponíveis para adoção. São animais vadios, errantes ou abandonados, e que, portanto, não têm dono conhecido. Adotar um destes animais, de forma responsável e consciente, é mais do que oferecer-lhe um teto, é garantir-lhe o conforto e a segurança que apenas um detentor responsável lhe pode conceder.

De forma a garantir a saúde e a segurança dos animais e dos seus potenciais detentores, a Câmara Municipal de Arganil procede à vacinação anual de todos os cães disponíveis para a adoção, nomeadamente contra as seguintes doenças infetocontagiosas: Esgana, Adenovirose, Traqueobronquite Infeciosa Canina (Tosse do canil), Parvovirose e Leptospirose. Esta é uma medida complementar às desparasitações externas e internas realizadas regularmente no Centro de Recolha Animal de Arganil.

O Município de Arganil garante, ainda, sem custos para os adotantes, a esterilização de todos os animais adotados. Os cães adotados terão de ser obrigatoriamente vacinados contra a raiva e colocado o microchip, para que o novo detentor o possa registar e tirar a licença na Junta de Freguesia da área de residência.

Estas medidas, recomendadas para o controlo populacional de animais errantes, que a autarquia está empenhada em continuar a aplicar, decorre em colaboração com os centros de atendimento médico-veterinários da região. A existência de animais errantes deve ser evitada mediante a promoção da sua captura, esterilização e adoção responsável.

Os cães que se encontram disponíveis para adoção no Centro de Recolha Animal de Arganil podem ser visualizados na página do Município. Ajude-nos a tratar com dignidade todos os animais, a combater o abandono e a promover a adoção segura e responsável. Adote um cão e ganhe um amigo para a vida.