Apresentação do livro “Memória da Freguesia de Côja na 1ª página de A Comarca de Arganil

Vai ser apresentado, no próximo dia 7 de Abril de 2012, pelas 17 horas, na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho em Côja, o Livro “Memória da Freguesia de Côja na 1ª Página de A Comarca de Arganil” da autoria de Nuno Mata.
Memória da Freguesia de Coja na 1ª Página de A Comarca de Arganil (1951-1980), é o seu 23º título e o segundo volume de uma obra que terá 3 partes e que recolhe as notícias da freguesia cojense na primeira página do jornal A Comarca de Arganil.

Nuno Mata nasceu em Sintra, tendo cedo vindo residir para Côja. Licenciou-se em Geografia na Universidade de Coimbra e é professor do Ensino Básico e Secundário.
Por iniciativa do pároco cojense, Dr. António Dinis, e no âmbito de um programa de Verão de ocupação de tempos livres para jovens, inicia as suas pesquisas históricas que publicou em A Comarca de Arganil desde 6 de Fevereiro de 1993, sob o título de “Coja vista à Lupa” e que culminariam na publicação de um livro, “Coja – À descoberta de uma vila” (1993), o primeiro de outros que tem publicado regularmente. Para além de livros da sua autoria, assinou outros em parceira, em texto e ilustração. Igualmente, tem ilustrado diversas publicações nas áreas do Ensino/Pedagogia, História, Arte, Monografias, Música, Poesia e Literatura. O seu nome liga-se, também, a intervenções em colóquios e palestras (individual ou colectivamente), cooperações em catálogos de eventos, revistas culturais e científicas, artigos no Jornal de Arganil, em A Comarca de Arganil (onde se iniciou como articulista, em 1992).
É benemérito da Fundação “Memória da Beira Serra – A Comarca de Arganil”, instituída em 2010. Nesse ano é designado para o Conselho de Curadores daquela instituição.