Cartaz Abraço

Átrio Guilherme Filipe recebe a exposição “Abraço Vivamente a Sua Ideia”: Bernardino Machado, José Leite de Vasconcelos e os Museus em Portugal

O Átrio de Exposições Guilherme Filipe, vai acolher a exposição bilingue “Abraço Vivamente a Sua Ideia” – Bernardino Machado, José Leite de Vasconcelos e os Museus em Portugal. A inauguração desta exposição, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, está marcada para o dia 17 de novembro, pelas 16h30.

“Abraço Vivamente a Sua Ideia” foi a resposta de Bernardino Machado a José Leite de Vasconcelos a propósito da criação do Museu Etnográfico Português, atual Museu Nacional de Arqueologia e, pretende trazer para primeiro plano a reflexão de ambos em torno da criação de museus em Portugal, destacando-se a instituição do então Museu Etnográfico Português, a cuja fundação e desenvolvimento estão ambos ligados. A exposição em si reúne as coleções documentais, etnográficas e arqueológicas do Museu Nacional de Arqueologia e do Museu Bernardino Machado, assim como outros bens culturais e documentação de instituições como a Presidência da República e a Universidade de Coimbra e, ainda, de coleções privadas relacionadas com o tema. 

“Abraço vivamente a sua ideia” – Bernardino Machado, José Leite de Vasconcelos e os Museus em Portugal, resulta de uma parceria entre o Município de Vila Nova de Famalicão, o Museu Nacional de Arqueologia e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda que, agora em itinerância, estará patente ao público em Arganil até ao dia 15 de janeiro de 2024. Ponto de encontro de duas personalidades de relevo nacional, constitui-se uma mostra de elevado interesse cultural e patrimonial, de visita obrigatória.