CIM-RC apresentou Guia que conta com 700km de percursos pedestres na região de Coimbra

• Lançamento do Guia de Percursos Pedestres

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra lançou no passado sábado, em Mortágua, um guia de percursos pedestres com mais de 700 quilómetros de trilhos distribuídos pelos 19 municípios que compõe esta Comunidade. Acompanhou o lançamento deste guia de valorização dos corredores de património natural da Região de Coimbra, o Vereador da Câmara Municipal de Arganil, Luís Almeida.

O guia é composto por quatro Grandes Rotas (GR) homologadas na região, passíveis de serem cumpridas a pé ou de bicicleta, oitenta e cinco Pequenas Rotas e alguns percursos interpretativos.

Para além da Grande Rota do Alva, que tem como elemento identitário o rio Alva e que passa por localidades como Coja, Vila Cova do Alva, São Martinho da Cortiça e Secarias, o guia conta ainda com cinco percursos interpretativos no concelho, nos quais se inclui um percurso pela Mata da Margaraça.

Para além do guia a CIM-RC apresentou ainda um conjunto de 19 percursos estruturados, que vão realizar-se em cada um dos 19 municípios ao longo de mais de um ano. Em Arganil está marcada para o dia 16 de outubro uma caminhada pelo Percurso Interpretativo da Mata da Margaraça, que vai contar ainda com um workshop de colheres de pau. Esta iniciativa está limitada a cerca de 30 pessoas e o período de inscrições será divulgado em breve.