Cinema Português continuará em movimento em Arganil, com mais duas exibições ao ar livre

Dado o sucesso alcançado com a exibição do filme Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus no passado dia 22, na Praça Dr. Alberto Vale em Coja, que se sagrou a 2ª exibição com mais espetadores a nível das exibições nacionais, o Instituto do Cinema e Audiovisuais (ICA), em parceria com a Câmara Municipal de Arganil, realizará mais duas exibições ao ar livre no concelho. Desta vez, e para além da já anunciada exibição de Amália, o filme, dia 30 no Piódão, será exibida no Jardim da Casa do Povo de S. Martinho da Cortiça, no dia 31 de Agosto, pelas 22h00, a película dot.com (2006). Esta comédia, de Luís Galvão Teles, com Adriano Luz, Maria Adánez e Marco Delgado, nos principais papéis, foi co-produzido internacionalmente e conta a história de uma pequena aldeia, Águas Altas, isolada no meio das montanhas que vive à margem dos progressos da civilização urbana. A tranquilidade é abalada quando um jovem engenheiro decide criar um site na Internet com o nome desta aldeia, com a intenção de iniciar uma campanha pela construção de uma estrada. A campanha fracassa e o site acaba no centro de uma grande polémica.

Para dia 1 de Setembro, pelas 21h30 na Praça Simões Dias em Arganil, está agendada a exibição do filme: Atrás das Nuvens (2007), um drama de Jorge Queiroga, com Nicolau Breyner, Rúben Silva e Sofia Grilo nos principais papéis, uma história terna que descreve a relação mágica entre um neto aventureiro e um avó fantasioso.

Sinopse dos filmes:

Dot.com, de Luís Galvão Teles (Comédia, 2006)

Adriano Luz, Maria Adánez e Marco Delgado

Águas Altas. Este é o nome de uma pequena e bela aldeia portuguesa do interior. Composta por gente humilde, Águas Altas está prestes a ser o centro do mundo. Tudo porque uma multinacional sedeada em Madrid quer reclamar o nome do seu site para lançar uma água com o mesmo nome. Mas no interior da aldeia há quem queira vender o site à multinacional e quem, por outro lado, se mostre irredutível. Um diferendo que cai nas bocas do mundo e que arrasta uma enorme tempestade mediática e uma intervenção directa do Primeiro-ministro português. Está nas mãos dos aldeões gerir uma questão de identidade nacional perante a «invasão» espanhola.

Atrás das nuvens de Jorge Queiroga (Drama, 2007)

Nicolau Breyner, Ruben Silva e Sofia Grillo

Paulo, um rapaz de 9 anos, vive com a mãeem Lisboa. Umdia, descobre um molho de fotografias e, nelas, o avô que não conhece. Decide procurá-lo, nem que para isso tenha que iludir a mãe. Num monte alentejano, encontra finalmente o avô Miguel, um excêntrico solitário. A viagem prosseguirá agora a dois num antigo e fantástico carro que só a cumplicidade e a imaginação sabem fazer arrancar, ao encontro dos segredos e das mágoas da família.

(Fonte: cinema Sapo)