Colheres de pau de Arganil finalistas do concurso 7 Maravilhas de Portugal: Cultura Popular

  • Colheres de Pau em execução

  • Colheres de Pau

  • Colheres de Pau

  • Colheres de Pau em execução

  • Colheres de Pau

  • Colheres de pau em execução

As Colheres de Pau de Arganil, concorrentes na categoria “Artesanato” no concurso 7 Maravilhas de Portugal: Cultura Popular, figuram agora na lista dos patrimónios finalistas deste concurso, após o anúncio em emissão da RTP, televisão oficial, dedicada ao tema.

Depois de ter recebido 504 candidaturas, o painel de especialistas do concurso composto por sete elementos de cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas, elegeu 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que vão participar nas respetivas eliminatórias regionais, a partir do dia 6 de Julho na RTP1 e RTP Internacional.

Estas 20 finais regionais correspondem a 20 programas em direto, a partir dos municípios mais pequenos que estiverem a concurso, onde vão ser diretamente apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares. Segue-se um programa de repescagem, a realizar no dia 16 de Agosto, onde o voto popular decide quais os oito repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais.

Estes 28 semi-finalistas vão ser distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, que vão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de Agosto.

A 5 de Setembro será efetuada a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular através da RTP.

O Município de Arganil, através da candidatura das icónicas Colheres de Pau, visa contribuir para a notoriedade deste património, valorizando e promovendo as tradições concelhias, bem como a história e identidade cultural do concelho e das suas gentes.