«Desafio Picos do Açor» vai trazer enchente a Arganil

• Img 6899
  • Img 6904
  • Img 6922

Serão quase 1500 os atletas que vão rumar a Arganil nos dias 16 e 17 de dezembro, para colocar à prova os seus limites no «Desafio Picos do Aços». A um mês da prova, restam apenas 50 inscrições para preencher as 1450 vagas disponíveis nesta quarta edição. Os dados foram adiantados pelo arganilense André Rodrigues, embaixador da prova e pentacampeão nacional de Ultra Trail, durante a apresentação da prova, que decorreu no dia 18 de novembro, no Centro de Atividades de Natureza André Rodrigues, em Folques.

Durante a sessão, o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, sublinhou a importância do Picos do Açor para a afirmação do concelho, quer a nível do desporto de natureza, quer numa componente mais turística. “Sabemos que a procura ao nível da restauração e hotelaria não se reflete apenas no dia da prova, estende-se para os dias de treino e para lá disso”.

Para o sucesso da prova concorrem “as condições que foram proporcionadas pela natureza, mas também as condições que fomos sabendo criar no território para acolher uma prova com estas caraterísticas e dimensão”, apontou Luís Paulo Costa. Por outro lado, “é de assinalar o trabalho realizado para recuperar os percursos pedestres utilizados pelos nossos antepassados, que servem a prova Picos do Açor, mas também quem nos visita e os que cá estão, que reavivam as memórias de outros tempos.

As expectativas são elevadas para esta quarta edição de um evento que “tem crescido ano após ano” e cujo sucesso transpõe as fronteiras do concelho e da região, conforme sublinhou André Rodrigues. “O Picos do Açor não é apenas uma prova importante para Arganil, mas também para o panorama nacional”, referiu o atleta, destacando as 14 nacionalidades representadas nesta edição, mais duas do que em 2022, e o número crescente de atletas de renome internacional que a prova tem conseguido captar.

Entre eles está Marco De Gasperi, detentor de um currículo incomparável: seis títulos de campeão mundial de corrida de montanha, uma medalha de campeão europeu, onze taças do mundo e dois títulos europeus de Skyrunning, sem esquecer os seus recordes que se mantêm em vigor há mais de vinte anos.

No ano passado, “o Desafio Picos do Açor foi a prova com mais nível competitivo que se realizou em Portugal, se tirarmos os campeonatos nacionais” destacou o campeão arganilense, revelando o seu “orgulho” pelo nível que a prova tem vindo a conquistar. “Sempre foi um dos objetivos ter os melhores atletas a correr aqui, é sinal de que a prova tem importância e peso a nível nacional”.

Já o presidente da Junta de Freguesia de Folques, Manuel Ribeiro, revelou-se honrado pelo papel que assume enquanto principal anfitrião do evento (70% da prova realiza-se naquela freguesia) e por ter na sua terra “um campeão como o André Rodrigues”. Para as edições futuras, “continuaremos a estar presentes”, garantiu, dando conta de que estão a ser “desenvolvidos esforços para resolver o problema de estacionamento e acessibilidades do Centro de Atividades de Natureza”, tendo em vista o desenvolvimento de mais atividades ao longo do ano.

Participou também na apresentação Romeu Gouveia, bicampeão de Trail e um dos principais impulsionadores da prova, a par com David Gouveia, da empresa de animação turística Evolução Vertical. O Vereador do Desporto, Luís Almeida, que acompanha de perto a organização deste evento desportivo, esteve também presente na sessão de lançamento da prova.

Tendo como principal parceiro o Município de Arganil, o Desafio Picos do Açor percorre a Serra do Açor e tem como ponto de partida e de chegada a vila de Arganil, passando por várias aldeias da Serra do Açor, através de trilhos centenários: Valbona, Torrozelas, Monte Redondo, Salgueiro, Aveleira, Nogueira e Lomba, sem esquecer a desafiante subida ao posto de vigia.

Integrado no Circuito Nacional de Trail, o evento é constituído por 4 provas e 1 caminhada, que se realizam no dia 17 de dezembro. São elas: Desafio Picos do Açor (32km), a prova rainha do evento; Desafio Picos do Açor (18km); Desafio Picos do Açor (10km); Caminhada do Açor (10km). No dia anterior, a corrida fica por conta dos mais novos, com o Açor Trail Kids.