GIAV

Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica

A ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, na qualidade de entidade coordenadora do Gabinete Intermunicipal de Apoio a Vítimas (GIAV) da Beira Serra, realizou entre os dias 6 e 7 de março, uma ação de sensibilização com o objetivo de homenagear as vítimas e sobreviventes de violência doméstica.

Assinalou assim a data com a distribuição de laços roxos e um cartaz informativo com as estatísticas da violência doméstica relativa ao ano 2022, distribuído nos municípios de Oliveira do Hospital e Tábua no dia 6 e, em Góis e Arganil no dia 7. A ação de sensibilização contou com o apoio de um representante da cada um dos municípios que acompanhou a equipa, aproveitando para partilhar cartazes com alguns QR-CODES com trailers de filmes que retratam a problemática, cuja intenção consiste dos mesmos, é a compreensão do que é a violência doméstica, como se manifesta e quais as fases do ciclo de violência e, como pode pedir ajuda.

Enquanto sociedade é fulcral estarmos despertos para este flagelo e ajudar o próximo quando temos conhecimento de uma situação desta natureza. No ano de 2022, a PSP e a GNR receberam 30 389 ocorrências, 16 736 vítimas solicitaram teleassistência e 6 235 foram acolhidas em casas de emergência ou casa abrigo. Das 28 vítimas mortais 24 são mulheres e as outras 4, são crianças. O Gabinete Intermunicipal de Apoio à Vítima (GIAV) da Beira Serra está disponível todos os dias úteis das 09h00 às 17h30, através do contacto 911 708 135 e igualdade@adiber.pt. O serviço deste gabinete é gratuito e confidencial.

Procure ajuda e denuncie. A violência doméstica é um crime público!

GIAV

Luto Nacional Vitimas Violencia Domestica 2