Eleição Presidencial 2021: Voto antecipado em mobilidade e em confinamento obrigatório

Na próxima eleição presidencial e, no contexto atual de pandemia, foram definidas novas regras eleitorais. Para evitar aglomerações de pessoas no dia 24 de janeiro, dia da eleição, há a possibilidade de votar no domingo anterior, dia 17 de janeiro. Quem se encontrar em confinamento decretado pelas autoridades de saúde por suspeita de infeção ou por infeção comprovada, deve votar a partir de casa.

VOTO ANTECIPADO EM CONFINAMENTO OBRIGATÓRIO:

O pedido para votar em confinamento deve ser feito no site da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna ou na Junta de Freguesia onde se encontra recenseado, através de procuração simples acompanhada de cópia do documento de identificação civil do requerente entre os dias 14 e 17 de janeiro (devendo o eleitor em causa cumprir o confinamento no concelho do recenseamento ou em concelho limítrofe)

– Dois dias depois, nos dias 19 e 20 de janeiro, uma equipa de representantes da câmara municipal e das candidaturas recolhe o voto em casa com os devidos cuidados de higiene.

VOTO EM MOBILIDADE ANTECIPADO:

– Os interessados no voto antecipado devem manifestar essa intenção à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, por via postal ou por meio eletrónico, entre o dia 10 e 14 de janeiro;

– No dia 17 de janeiro, os interessados devem apresentar-se na mesa de voto e identificar-se mediante apresentação do seu documento de identificação civil, indicando a sua freguesia de inscrição no recenseamento eleitoral;

– O voto antecipado será nestas eleições alargado a todas as sedes de concelho, através de uma mesa de voto por cada município, que no caso de Arganil será no Centro Empresarial e Tecnológico, a partir das 8h00;

– Depois de se identificar perante o presidente da mesa de voto o eleitor recebe um boletim de voto e dois envelopes um azul e um branco.

Para mais informações consulte:

Voto Antecipado – Eleitores em confinamento obrigatório

Voto Antecipado em Mobilidade

Secretaria-Geral Ministério da Administração:

Comissão Nacional de Eleições:

Consulte ainda os editais:

Locais e horários de funcionamento das Assembleias ou Secções de Voto e nomes dos eleitores que nelas votam

Mapa definitivo das Assembleias e Secções de Voto

Designação dos membros da Mesas de Voto Antecipado em Mobilidade