Encontro “A Leitura das Memórias”

Realizou-se no dia 30 de janeiro o encontro de “A Leitura das Memórias” a festa anual que junta pessoas que frequentam e recebem apoio dos Lares e Centros de Dia do concelho de Arganil.

Esta grande festa que reuniu cerca de 100 utentes, Animadores, Auxiliares e Técnicos de Acção Social, no Auditório da Biblioteca Municipal tem a particularidade de todos os participantes serem espectadores e todos serem intervenientes. Todas as Instituições presentes: Santa Casa da Misericórdia de Arganil (Arganil e Secarias) Santa casa da Misericórdia de Vila Cova do Alva, Centro Social e Paroquial de Coja, Centro Social e Paroquial de Sarzedo, Assistência Folquense, Centro de Dia de Cepos, Lar de Pombeiro da Beira, trouxeram algo para mostrar aos outros: teatro, música, poesia, canções, histórias e contos.

Um ambiente em que a dignidade e o respeito pelos mais velhos foram salientados e demonstrado com a grande qualidade que revestiu todas as intervenções que foram sendo apresentadas pelo Técnico da Biblioteca Municipal Jorge Abílio e pela Voluntária Maria da Conceição Santos.

Importante referir a participação de alguns jovens que quiseram estar com os mais velhos lendo textos e demonstrando que o trabalho intergeracional é uma boa prática em que todos ficam a ganhar.

No final, como é habitual todos os anos, seguiu-se um grande convívio gastronómico em que cada um trouxe o que de mais saboroso se encontra nos seus cardápios.

Este encontro culmina o trabalho desenvolvido pela Biblioteca Municipal nos Lares e Centros de Dia do Concelho onde mensalmente se realizam sessões de leitura e conversa sobre várias temáticas previamente preparadas, se faz recolha de memórias e se emprestam livros. Um trabalho que este ano se vai alargar a outros Centros de Dia que têm manifestado essa vontade e os quais a Câmara Municipal integrou neste Serviço de Leitura.



Artigos Relacionados