Escola Secundária de Arganil envolvida em projeto inovador: "Saber Açor – Conhecer para Valorizar"

O projeto escolar “Conhecer para Valorizar” pretende dar a conhecer a toda a comunidade escolar e local a riqueza e as potencialidades naturais da região.

A relevância de caráter pedagógico de que se reveste o projeto “Saber Açor –  Conhecer para Valorizar”, assenta na pretensão de alcançar um melhor conhecimento do meio no qual se insere o Agrupamento de Escolas de Arganil e das potencialidades dos seus recursos naturais, efetuando pesquisas e estudos, privilegiando o conhecimento científico e tecnológico e desenvolvendo nos alunos várias competências, nomeadamente, a capacidade de observação, o questionamento, a formulação de hipóteses e a pesquisa e conclusões.

Todos estes aspetos culminarão na construção de uma aplicação interativa que, de acordo com os dados recolhidos, possibilitará um conhecimento mais aprofundado e consequente valorização da região, bem como, atrair visitantes à região, podendo inclusive potenciar a criação de pequenos negócios/empresas locais, numa ótica de desenvolvimento do empreendedorismo.

Este projeto aglutina diferentes atividades que têm vindo a ser realizadas e outras que se encontram em desenvolvimento e vai ao encontro das linhas orientadoras do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Arganil que norteiam a ação coletiva do mesmo e no qual estão envolvidas 3 turmas: 10º D – Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural, 10º F – Curso Profissional Técnico de Multimédia e 11º D – Curso Profissional Técnico de Gestão do Ambiente.

São parceiros deste projeto todas as Juntas e Uniões de Freguesias do Concelho, bem como, a Câmara Municipal de Arganil, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Associação dos Produtores Florestais do Concelho de Arganil, a ADIBER, a Santa Casa da Misericórdia de Arganil, Associação de Estudantes e de Pais deste Agrupamento de Escolas, Rádio Clube de Arganil e Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Para saber mais sobre este projeto, aceda: