Executivo camarário promove jornada de trabalho na freguesia de Folques

• Visita As Obras Folques 1
  • Zona Lazer De Folques 2
  • Zona Lazer De Folques 1
  • Visita As Obras Folques 7
  • Folques
  • Visita As Obras Folques 2
  • Visita As Obras Folques 3
  • Visita As Obras Folques 6
  • Visita As Obras Folques 4
  • Alqueve 1
  • Alqueve 2
  • Alqueve 3
  • Monte Redondo
  • Salgueiro 1
  • Salgueiro 2

O executivo municipal regressou ao terreno em abril, para retomar em Folques o ciclo de Presidências Participativas. O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, e a restante comitiva camarária fizeram-se acompanhar do executivo da Junta de Freguesia, liderado pelo presidente Manuel Ribeiro, numa visita alargada pelas aldeias que compõem a freguesia.

No périplo pelo território, o grupo de trabalho visitou obras terminadas e trabalhos em curso, auscultou as pretensões da população, avaliou a possibilidade de novos investimentos e conheceu de perto situações que carecem de resolução premente.

A iniciar a jornada de trabalho, a Junta de Freguesia apresentou a proposta de criação de uma zona para autocaravanas e zona de estacionamento junto à zona de lazer de Folques, identificada como “água balnear” neste ano de 2024.

“A visita à freguesia de Folques deu-nos a oportunidade de avaliar de perto algumas das situações que têm vindo a ser alertadas pela população e de ouvir as propostas da Junta relativamente a investimentos futuros”, evidenciou Luís Paulo Costa.

Ainda na sede da freguesia, a comitiva acompanhou e avaliou os trabalhos em curso nos arruamentos centrais de Folques. A obra prevê um investimento de 230 mil euros e abrange a Estrada Principal; a Rua Álvaro Simões Gouveia; a Rua José Simões Gouveia; a Rua Bordas d’Água e um troço da Estrada M544. Esta intervenção prevê a remodelação dos passeios (em curso) a pavimentação dos arruamentos (em breve) e a renovação da rede de abastecimento de água (concluída).

O executivo da Junta de Freguesia demonstrou satisfação pela concretização desta obra muito ansiada pela população, que vai permitir melhorar significativamente as condições de mobilidade e segurança dentro da sede da freguesia. Em causa está a criação de percursos mais seguros e acessíveis para peões no interior da localidade de Folques, permitindo aos moradores usufruírem de uma zona central mais moderna, segura e interligada.

Na aldeia de Salgueiro, o executivo da Junta apresentou o projeto de requalificação do Largo principal da aldeia, partilhando com a comitiva a forte pretensão da comunidade em ver concretizada a obra. As atenções incidiram, ainda, sobre o troço entre o Mosteiro de Folques e o Salgueiro e entre o Mosteiro de Folques e o Alqueve, cuja reabilitação está prevista ainda para este ano.

No Alqueve, foi manifestada pela Liga de Melhoramentos a pretensão de doar um terreno para a construção de um parque de estacionamento na aldeia, contando com a colaboração da Junta de Freguesia e da Câmara para a concretização da obra.

Ainda no Alqueve, foi sinalizada a necessidade de reparação de muro em pedra, abrangido pelo projeto Condomínios de Aldeia. Foram abordados os restantes trabalhos previstos para 2024 no âmbito deste projeto que envolve um investimento de 19 mil euros. Nomeadamente, a reparação de muro e socalco em xisto; controlo de espécies invasoras; consolidação da gestão de combustível no perímetro de 100 metros; ação de formação e sensibilização.

Já em Monte Redondo, foi verificado o abatimento de um talude que suporta um caminho florestal.

No final de uma jornada de trabalho “muito proveitosa”, o presidente da Câmara destacou a importância das visitas regulares ao território. “É uma iniciativa que muito valorizamos e à qual damos especial atenção, pela importância e pelos bons resultados que resultam deste contacto próximo com as pessoas e com as situações”. Mantendo esta iniciativa desde o primeiro mandato, Luís Paulo Costa garante que “é no terreno que encontramos soluções ajustadas a cada realidade, agindo de maneira eficaz e eficiente”.