Executivo camarário promoveu sessão de trabalho na freguesia de Pomares

O executivo camarário de Arganil rumou a Pomares, no passado dia 24 de abril, para uma visita alargada à freguesia, com o propósito de acompanhar as obras em curso e de avaliar e sinalizar no terreno situações que necessitam de intervenção, num trabalho articulado e de cooperação com a Junta de Freguesia.

A sessão de trabalho descentralizada contou com a visita a um conjunto de pavimentações cujos trabalhos preparatórios estão a decorrer em Porto Silvado, Corgas e no acesso ao cemitério de Pomares. As intervenções, incluídas numa empreitada de 620 mil euros, que abrangem mais oito freguesias e uniões de freguesia do concelho, dão resposta às necessidades e apelos da população, que vão poder beneficiar dentro em breve de melhores condições de segurança e mobilidade.

No Agroal, os executivos da Câmara e da Junta visitaram a primeira fase dos melhoramentos realizados junto à zona balnear, destinados à criação de uma zona relvada que vai permitir tornar aquela área de lazer ainda mais convidativa e cómoda já a partir do próximo verão. Foi, ainda, analisada a possibilidade de criação de um parque de estacionamento de apoio à zona balnear, cujo número de utilizadores tem vindo a crescer significativamente de ano para ano.

Em Pomares, as atenções começaram por centrar-se numa das obras mais expressivas a decorrer no concelho atualmente, que se destina a remodelar e a tornar mais amiga das pessoas as ruas centrais da localidade. Além da substituição da calçada, da construção de passeio e criação de bolsa de estacionamento, a obra, no valor de 150 mil euros, destina-se a renovar o sistema de abastecimento de água. Desta intervenção vai resultar uma zona urbana com mais conforto, mais adequada à mobilidade pedonal, mais iluminada e livre de barreiras arquitetónicas. Em termos de situações que carecem de célere intervenção, foi sinalizado pela Junta de Freguesia um abatimento na Estrada Municipal 513, à entrada da sede de freguesia.

Houve tempo, ainda, para uma visita de acompanhamento dos trabalhos de reabilitação da Estação de Tratamento de Águas (ETA), concretizados pela Águas do Centro Litoral, que se encontram em fase final de execução, que ai permitir melhorar consideravelmente a o abastecimento de água à população. A obra integra uma empreitada que envolve um investimento de 2,6 milhões de euros e que inclui as intervenções nas estações de tratamento de Folques e Vila Cova de Alva.

Junto à praia fluvial, esteve sob a atenção da comitiva o parque infantil, recentemente construído mediante a celebração de contrato-programa entre as autarquias, e foi traçado um plano de intervenção para o bar de apoio, de forma a ampliar e melhorar o serviço prestado à população e aos muitos visitantes que escolhem Pomares durante a época balnear.

A presidência participativa realizada na freguesia de Pomares é a primeira das 14 que se esperam ao longo do presente mandato autárquico; uma por cada uma das freguesias e uniões de freguesia do concelho.

“Tal como pudemos confirmar ao longo dos últimos quatro anos, o nosso trabalho será tanto melhor quanto mais perto estivermos das pessoas e dos seus anseios e tanto melhor quanto mais conhecedores formos das diferentes realidades locais”, aponta Luís Paulo Costa, presidente da autarquia. “Só assim se podem dar respostas concretas às necessidades e apelos dos cidadãos e contribuir para o seu bem-estar”, considera o líder do executivo, certo de que “este formato de reforço da proximidade vai continuar a ser uma aposta ganha do Município de Arganil”.