Exposição de Fotografia – O Carnaval de Coja ao Longo dos Anos

• Exposição Carnaval de Coja ao longo dos tempos”

A exposição de fotografia patente na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho em Coja até ao final do mês de março, pretende mostrar simplesmente um conjunto de imagens recolhidas ao longo de mais de três décadas, que testemunham a capacidade artística demonstrada nos elementos decorativos que deram vida aos desfiles.

Registam a crítica e dão-nos pistas para os assuntos que mais preocupam as populações em cada ano que servem de mote às brincadeiras de Carnaval. Memorizam o envolvimento das populações que participam em grupo ou individualmente, ou simplesmente assistem aos desfiles.

A exposição é composta por 16 cartazes, dezenas de fotografias em papel e digitalizadas e emolduradas.

Na abertura e nos dias seguintes muitos são os Cojenses que têm passado pela Biblioteca a visitar a exposição que reconhecemos incompleta, pois alguns anos não estão neles representados. Este é um ponto de partida para um trabalho mais exaustivo que pretendemos realizar. Por esta razão deixamos um apelo a todos os que tiverem testemunhos dos anos 80 e 90 que nos façam chegar, a fim de que no próximo ano possamos completar este trabalho importantíssimo para o acervo do património concelhio que não pára de aumentar.

Na abertura da exposição, para além de muitos Cojenses, esteve a representar a Câmara Municipal a Senhora Vice-presidente, Paula Dinis.

Queremos deixar expressa a nossa gratidão às pessoas e entidades que colaboraram com a Câmara Municipal neste iniciativa nomeadamente: o Grupo Mais Além, Foto Marirene, Sr. Albino Vitória e D. Manuela Bernardino.