Festival Intercultural

O Município de Arganil, no âmbito do projeto “Arganil + Migração”, cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) e em colaboração com a União das Freguesias de Côja e Barril de Alva, organizou um Festival Intercultural, no dia 16 de junho de 2019, na Praça Dr. Alberto Vale, em Côja.

O evento constituiu uma mostra cultural da gastronomia, artesanato, dança e música de diferentes Países, congregando no mesmo espaço artesãos e artistas locais e estrangeiros. Contando com a adesão de 23 participantes, entre aqueles com nacionalidade portuguesa (11) e estrangeira (12), no seu conjunto, proporcionaram uma oferta muito diversificada e interessante de artes e sabores de diferentes locais do mundo.

A animação do dia contou com a participação de três grupos musicais e um grupo de animação de rua, também estes compostos de diferentes nacionalidades que, encantaram o vasto público presente, que fez questão de não abandonar o Festival até ao seu términos.

Todos os presentes puderam vivenciar momentos de confraternização e convívio, numa efetiva troca de sinergias, que fomentou a valorização da diversidade cultural concelhia.

O projeto “Arganil + Migração”, que integra o Plano Municipal para Integração de Migrantes de Arganil (2017-2020) visa, através do envolvimento de diversas entidades parceiras, públicas e privadas, a implementação de ações promotoras de um eficaz acolhimento, integração e fixação da comunidade estrangeira no concelho, designadamente, os cidadãos Nacionais de Países Terceiros.

Este projeto, que se encontra em curso, prevê a realização de diversas atividades, no âmbito da saúde, emprego e formação, educação, cidadania e participação cívica e de valorização da interculturalidade.



Artigos Relacionados